O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), segue buscando parcerias e alternativas para que o produto da agricultura familiar tenha escoamento e possa ser comercializado em maior escala. Na tarde da última segunda-feira (13), mais um passo foi dado: em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foi realizado o seminário ‘Inserção dos produtos da agricultura familiar nas unidades públicas de saúde do Estado da Bahia’.
Presente no evento, o secretário da SDR, Osni Cardoso, reforçou a capacidade produtiva e a importância da agricultura familiar para a garantia da saúde dos pacientes. “Diante do cenário exposto no evento, onde, atualmente, sete a cada dez unidades de saúde fazem a aquisição dos produtos de forma indireta e pontual, sem continuidade, a secretária da Sesab, Roberta Santana, fez um apelo para que, ainda esse ano, todas as unidades possam oferecer algum produto. Um fornecimento regular, mensal, com estruturação”, conta.
Com auditório lotado de nutricionistas, diretores de hospitais e fornecedores de alimentação hospitalar, o evento contou com apresentações temáticas. A primeira delas, ministrada pelo Superintendente de Atenção Integral à Saúde (Sais/Sesab), Karlos Figueiredo, falou sobre o cenário das aquisições nas unidades de saúde, bem como sua atual lista de consumo.
O Superintendente de Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Euzimar Carneiro, apresentou o panorama de compras institucionais e estratégias para expansão da comercialização. Já o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), mostrou o caminho que o produto faz do campo até a mesa, além das estratégias de comercialização em rede.
Proposto pela Suaf, o evento ainda contou com exposição e degustação de produtos para que o público presente pudesse conhecer a qualidade dos produtos da agricultura familiar baiana.
Fonte: Ascom/SDR
Foto: Leonardo Rattes /GOVBA