Agricultura FamiliarAlimentaçãoAlimentação EscolarBahiaEducaçãoGoverno do Estado

SDR reúne empresas fornecedoras de alimentos para discutir inserção de produtos da agricultura familiar em unidades de saúde do Estado

A comercialização de produtos da agricultura familiar para hospitais da rede estadual de saúde voltou a ser pauta entre as Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Saúde (Sesab) e empresas fornecedoras de alimentos. Na manhã desta última terça-feira (5), o titular da SDR, Osni Cardoso, esteve com representantes da Lemos Passos, Chalé Refeições e Nova Cozinha, apresentando o catálogo de produtos beneficiados por famílias agricultoras dos quatro cantos do Estado.

Atualmente, a Bahia possui mais de 6 mil produtos certificados com o selo da agricultura familiar, que oferece aos consumidores a garantia de que estão adquirindo uma produção livre de agrotóxicos. Assim, baseada nas relações de comércio justo e solidário e de respeito à natureza e as relações sociais.

Foto: Divulgação/SDR

“A agricultura familiar da Bahia tem um nível de organização suficiente para alcançar diversos mercados. Recentemente, exportamos toneladas de produtos para a Europa. Agora, estamos aqui buscando novos parceiros e destinos para o escoamento do que é plantado, colhido e beneficiado no campo. Agricultura familiar tem tudo a ver com saúde e cuidado. Estamos animados e esperançosos com essa nova parceria, torcendo para que dê tudo certo”, explicou Osni Cardoso.

Feijão, café, farinha, flocão de milho, aipim e polpa de frutas são alguns dos alimentos mais procurados pelos fornecedores. Segundo Joaquim Sereno, da empresa Nova Cozinha, hoje, ele trabalha com aipim e inhame da agricultura familiar: “e, com certeza, tenho interesse em expandir. Buscamos a qualidade dos produtos e tentar ajudar o agricultor”.

Foto: Divulgação/SDR

Para Reinaldo Brás, assistente de compras da Chalé Refeições, a aquisição é uma forma de garantir a permanência de famílias no campo. “As metrópoles hoje não comportam mais tanta gente vindo do interior. Então, a gente ajuda a pessoa a permanecer no seu local de origem. Além disso, alguns contratos hoje, não só do Governo do Estado, mas, também, do Governo Federal, orientam a estar comprando 30% da agricultura familiar. Já fazemos aquisição de alguns produtos como farinha e hortifrútis”.

A reunião culminou numa visita ao Centro de Distribuição de produtos da agricultura familiar, localizado em Itapuã, e contou com a presença da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Voluntárias Sociais e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Fonte: Ascom/SDR

Related posts

Enem: estudantes podem pedir isenção de taxa a partir desta segunda-feira (17)

Fulvio Bahia

TVE transmite festejos do Dia de Iemanjá nesta sexta (2), direto do Rio Vermelho

Fulvio Bahia

Rede de saúde oferta tratamento oftalmológico contra cegueira causada por diabetes e idade após Ação Civil Pública da DPE/BA

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais