BrasilFotografiaMundo

Sebastião Salgado anuncia aposentadoria

O fotógrafo Sebastião Salgado, referência mundial na área, anunciou sua aposentadoria da fotografia de campo. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Salgado, que completou 80 anos na semana passada, declarou que seu corpo está sentido os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores, e que é hora de parar.

“Eu sei que não viverei muito mais tempo. Mas eu não quero viver muito mais. Eu já vivi muito e já vi muitas coisas”, declarou o fotógrafo, que percorreu mais de 130 países ao longo de décadas de trabalho. Salgado sofre com uma doença sanguínea resultante da malária que contraiu quando estava na Indonésia, e tem problemas de coluna devido a uma mina terrestre que explodiu o carro em que estava durante a guerra de independência de Moçambique, em 1974. Apesar dos problemas de saúde, segundo o The Guardian, o fotógrafo segue forte e ativo, capaz de caminhar e andar de bicicleta vários quilômetros por dia.

Mesmo se aposentando do trabalho de campo, Salgado não abandonou a fotografia. Ele é agora editor de seu próprio acervo de fotos, que reúne trabalhos realizados ao longo da carreira. O arquivo contém pelo menos 500 mil imagens, mas uma nova contagem mais recente deve ser feita em breve.

Além disso, está preparando diversas exposições para os próximos meses. Salgado está trabalhando com o Wende Museum, de Los Angeles, para montar uma exposição sobre trabalhadores industriais na União Soviética. Também prepara um projeto sobre suas primeiras fotografias com o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e deve exibir mais de 250 fotografias sobre a Amazônia durante a COP 30, em Belém. Salgado terá suas fotografias expostas no Somerset House de Londres, em abril, evento no qual receberá o prêmio Sony World Photography Awards 2024 por sua contribuição ao setor da fotografia.

Sebastião Salgado nasceu em 1944 em Aimorés, Minas Gerais. Sua trajetória na fotografia teve início apenas em 1973, aos 29 anos. Trabalhou nas principais agências de fotografia do mundo, como a Magnum Photos, em 1979, e tornou-se referência mundial no setor. Em 1994, deixou a Magnum Photos e fundou sua própria agência, a Amazonas Images, ao lado da esposa Lélia Wanick Salgado, com quem está casado há 60 anos.

Seus trabalhos foram sempre muito premiados, com destaque para o projeto Amazônia, lançado em 2021, que trouxe fotos do cotidiano de tribos na região.

Fonte: Portal dos Jornalistas
Foto: Divulgação

Related posts

Mega-Sena paga neste sábado (24) R$ 8 milhões; Quina, R$ 200 milhões

Fulvio Bahia

Hospitalizações por covid-19 crescem em cinco estados

Fulvio Bahia

Processo seletivo Ibama: inscrições para os dois editais encerram dias 21 e 24 de agosto

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais