BahiaEducaçãoGoverno do Estado

SEC realiza aulão do Enem e formação técnica e pedagógica do Universidade para Todos

Mais de 15 mil estudantes participaram neste sábado (29) de aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 49 municípios e 62 escolas do interior do estado, com monitores do Programa Universidade para Todos (UPT), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

Na capital baiana, a atividade do programa aconteceu no Hotel Fiesta e foi dirigida à formação das equipes técnicas e pedagógicas que atuam no UPT pela UNEB, em Salvador e Lauro de Freitas, contando com a presença da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro.

A secretária falou sobre o papel do UPT enquanto política pública. “Estamos avançando na Bahia e estamos juntos em uma grande rede, como a que celebramos hoje, com as nossas universidades parceiras, no desenvolvimento da política do Universidade para Todos. Este programa nos permite superar desigualdades e criar ainda mais condições para que os nossos estudantes alcancem os seus desejos e vontades de ingressar no Ensino Superior”.

As gêmeas Maísa e Maíra Santos, que foram alunas do UPT e estudaram no Colégio Estadual Professora Maria Anita, em Colinas de Periperi, falaram sobre o que mudou em suas vidas depois do programa. “O UPT foi muito importante para que a gente tirasse 920 e 960 na redação do ENEM e realizasse o sonho de entrar na universidade. Eu faço Artes Visuais, na UFBA, e Maísa faz fonoaudiologia, na UNEB”, comentou Maíra.

Yasmin Gomes, formada em História pela UNEB, começou a atuar na monitoria ainda como universitária e falou sobre o significado pessoal e profissional do UPT. “Atuo nele há seis anos e isso representa uma etapa muito importante para a minha formação enquanto pessoa e profissional. Fui aluna do programa em 2016 e pude estar na outra ponta em 2018. O UPT, para mim, foi a alavanca para que eu chegasse à universidade e o apoio para que eu permanecesse nela”, destacou.

A reitora da UNEB, Adriana Marmori, enfatizou o caráter inclusivo do UPT. “A UNEB se engaja fortemente no programa pela capacidade de chegar a toda a Bahia. É uma ação importante que reitera o compromisso social pelas portas da inclusão de mais jovens na Educação Superior pública. Muito lindo ver nossos estudantes da UNEB se integrando e contribuindo com a transformação de vidas dos estudantes da Educação Básica”, afirmou.

Sobre o programa 

O Universidade Para Todos foi instituído pelo Decreto nº 20.004/2020 visando o fortalecimento das aprendizagens e a preparação dos estudantes da Educação Básica para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. Este ano, o UPT ofereceu 18.966 vagas nos 27 Territórios de Identidade, totalizando 310 polos de funcionamento, em 195 municípios. O investimento em 2023 foi de R$ 12.999.292,70 milhões.

Fonte e Foto: ASCOM SEC/GOVBA

Related posts

UFRB e UFOB oferecem mais de 60 vagas com salários de até R$ 9 mil

Fulvio Bahia

Centrais de apoio a catadores coletam mais de 50 toneladas de resíduos no Carnaval

Fulvio Bahia

Bióloga aponta cuidados essenciais durante período de reprodução de escorpiões em Salvador  

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais