Meio AmbienteMunicípiosPolítica

Secis abordou cerca de 130 embarcações no Parque Marinho da Barra durante o Carnaval

No perímetro entre o Farol da Barra e o Forte de Santa Maria, foram abordadas diversas embarcações com apoio da Capitania dos Portos.

O Parque Marinho da Barra, no circuito Dodô (Barra/Ondina) do Carnaval de Salvador, foi alvo de fiscalização intensa para evitar que embarcações motorizadas ancorassem no mar durante a folia. Entre sexta-feira (17) e terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) monitorou cerca de 130 embarcações como jet ski, lanchas, escunas e veleiros.

No perímetro entre o Farol da Barra e o Forte de Santa Maria, foram abordadas diversas embarcações com apoio da Capitania dos Portos.

A ação também reforça a importância do combate à poluição na área ambiental com o objetivo de proteger os patrimônios natural, paisagístico, cultural e histórico localizados na poligonal do parque e em seu entorno. A titular da Secis, Marcelle Moraes, conta que, para realizar a ação, a secretaria atua em parceria com a Marinha para conscientizar, coibir e preservar a região.

“Nesse momento pós-Carnaval já verificamos que há uma quantidade significativa de resíduos no mar. A folia passa, mas o bem natural fica, por isso, o trabalho de conscientização é árduo e necessário em relação à preservação do meio-ambiente, aos naufrágios, às espécies marinhas e ao berçário que ali se encontram”, relata a gestora.

Ambiente marinho – Com uma área de mais de 300 mil metros quadrados, o Parque Marinho da Barra, primeiro e único da capital baiana, é uma unidade de conservação ambiental entre o Farol da Barra e o Forte Santa Maria como forma de resguardar o ecossistema marinho e o conjunto de patrimônios culturais da localidade. A proposta começou a ser discutida em 2014, com a participação do poder público e sociedade civil, e em 13 de abril de 2019 foi assinado o decreto de criação do parque.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Bancada feminina prioriza apoio a candidaturas femininas e regulamentação da licença-paternidade em 2024

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Número de estudantes matriculados na rede municipal já ultrapassa os 52 mil

Fulvio Bahia

Comissão aprova exclusão de pensão alimentícia da cobrança de IR

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais