CulturaHomenagemReligiãoReligiosidade

Secom estreia série de matérias sobre festas populares de Salvador nesta segunda-feira (4)

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) estreia nesta segunda-feira (4) uma série de matérias sobre as festas populares de Salvador. O início do especial será justamente no Dia de Santa Bárbara, que abre o calendário de festejos que celebram a fé, o sincretismo e a cultura da Bahia. A temporada de festas populares segue até fevereiro.

A série de reportagens tem o objetivo de contar a história das festas populares e ressaltar sua importância cultural para Salvador, além de apresentar curiosidades sobre elas. Serão ao todo nove matérias produzidas pela Secom, ouvindo especialistas, pesquisadores e pessoas que acompanham e fazem parte dos festejos.

Após Santa Bárbara, o especial vai falar sobre as festas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Santa Luzia, cujas celebrações ocorrem em 8 e 13 de dezembro, respectivamente. Em seguida, serão contadas as histórias dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes, Reis, Senhor do Bonfim, São Lázaro, Iemanjá e Itapuã.

“Não é novidade que Salvador tem uma história e uma cultura muito ricas, e as festas populares são parte fundamental desse nosso patrimônio. Por isso nós vamos contar a história dessas festas como uma forma de valorizar essas manifestações populares e materializar a cultura da nossa cidade”, afirmou a secretária de Comunicação, Renata Vidal.

Com exceção da primeira reportagem, as demais serão publicadas sempre na véspera das celebrações. Para Renata Vidal, as festas populares têm importância não apenas para a história e a cultura de Salvador. “Estas festas movimentam a economia, geram emprego e renda, atraem turistas do Brasil e do mundo. São parte do nosso rico patrimônio e fazem parte da nossa identidade”, salientou.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Quinta edição da FLIU – Festa Literária de Uauá, acontece em novembro

Fulvio Bahia

Celebrando a Arte que Eterniza Momentos – Dia do Fotógrafo

Fulvio Bahia

Comissão de Cultura da CMS discute situação de teatros e ausência de casas de espetáculos na capital

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais