Em uma iniciativa para atender a demanda reprimida por serviços médicos no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (SESA), promoveu na manhã de hoje,(06) uma reunião com os representantes legais das unidades da rede privada de atendimento médico especializado. O objetivo do encontro foi formalizar a retomada dos serviços prestados à população por meio de contrato de credenciamento entre o município e a rede privada de atendimento
A nova contratação é uma resposta direta para aumentar a oferta de consultas e exames utilizando a rede privada de saúde. Durante a reunião, discutiu-se a importância dessas atividades que garantem que a população tenha acesso adequado e contínuo aos cuidados de saúde especializados.
“Estamos empenhados em resolver a demanda reprimida. A parceria com a rede privada é crucial para ampliar nossa capacidade de atendimento e assegurar que todos os cidadãos recebam os cuidados necessários em tempo hábil para consultas e exames de alta complexidade”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Santos.
Estiveram presentes, representantes de clínicas e laboratórios que atualmente estão credenciados para realizar os atendimentos no município. De acordo com a Superintendente de Atenção Especializada Jandnir Campos, as unidades de saúde privada, que participam desse processo assumem de forma amistosa o compromisso com o município e demonstram um esforço conjunto em prol do bem-estar da comunidade de Lauro de Freitas.
Chamamento Público
A referida oferta de saúde se dá através do chamamento público, um processo administrativo pelo qual a administração pública convoca entidades privadas interessadas em prestar serviços de saúde aos usuarios do SUS. Este processo segue critérios específicos para selecionar prestadores que possam fornecer serviços de saúde de qualidade. As etapas principais incluem: publicação do edital, onde a administração municipal divulga um edital detalhando os serviços de saúde necessários; as instituições privadas interessadas apresentam suas propostas, demonstrando como podem atender às necessidades especificadas no edital.
As propostas foram analisadas por uma comissão especializada, que avaliou aspectos como capacidade técnica, experiência e qualidade das instalações. As entidades selecionadas firmaram contrato com o município e iniciaram suas prestações de serviços no início deste mês de junho, conforme os termos acordados.
Fonte / Foto: ASCOM PMLF