BahiaGoverno do EstadoTecnologia

Secti comemora 20 anos de fomento à ciência, tecnologia e inovação

Ao longo de duas décadas, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) se dedicou ao impulsionamento do desenvolvimento científico, tecnológico e inovador da Bahia. Para comemorar o 20° aniversário da pasta, nesta segunda-feira (11), com a presença do secretário da Secti, André Joazeiro, ocorreu uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na plenária, liderada pela deputada e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Publico, Olívia Santana, também foi apresentado o investimento recorde de mais de R$ 1 bilhão para o Programa Bahia Mais Inovadora e foi lançada a 5° Conferência Estadual de CT&I, que será realizada em abril de 2024, com a finalidade de elaborar a nova política estadual e apresentar propostas para a Estratégia Nacional de CT&I. 

Em 2003, com a promulgação da Lei 8.897, nasceu oficialmente a Secti. O secretário da pasta, André Joazeiro, destaca a importância do trabalho realizado até o momento. “A relevância das áreas de CT&I cresceu no estado quando a Secti se firmou como uma secretaria. Durante esses 20 anos, conseguimos aumentar a quantidade de mestres e doutores no estado, implementar alguns programas de interiorização, mais universidades no governo Lula, aumentamos a capacidade dos institutos e das UEBAs, entre outras ações. Então, temos que comemorar a expansão desses campos. Agora, temos que seguir trabalhando e buscar qualificar esse sistema”.

Para a deputada Olívia Santana, a audiência marca o momento de compartilhar os trabalhos já realizados e conhecer as futuras ações da secretaria. “Realizamos essa audiência para ouvir do secretário André Joazeiro um balanço sobre as realizações da Secti em 20 anos e conhecer melhor os planos futuros. Quais são os projetos que a Secti pretende desenvolver no estado? Haverá um impacto importante, sobretudo agora que temos o Ministério de Ciência e Tecnologia sintonizado com a necessidade de investimento em tecnologias, em pesquisa e em inovação. É um momento em que a esperança se levanta no sentido de garantir uma maior democratização dos meios tecnológicos e dos investimentos em ciência”, diz. 

Adriana Marmori, reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), ressalta o papel da Secti. “São décadas de um lugar institucional dentro do Governo do Estado, organizado para conduzir, fomentar e acompanhar a ciência que é produzida na Bahia. É muito bom saber que nós temos uma política de governo que vai pautar o Marco Legal de CT&I e que vai orientar as novas políticas de incentivo à produção de mais ciência. Uma ciência que venha dar resposta às demandas sociais do nosso povo baiano em todas as áreas. Nós, enquanto universidades públicas, também temos o compromisso com a produção científica e um compromisso social com a população”. 

O evento também contou com uma homenagem a quatro dos mais longevos colaboradores da pasta. São eles: Andrea Pereira, Lajah Calasans, Silvio Santos e Vera Lúcia de Jesus. Estiveram presentes na cerimônia autoridades como a deputada Fabíola Mansur, a diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Bahia, Marilda Gonçalves, o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Handerson Leite, a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Guimarães, o chefe de Gabinete da Secti, Marcius Gomes, dentre outros atores do ecossistema.

Fonte: Ascom/Secti
Foto: Gabriel Pinheiro / Secti

Related posts

Associação de mulheres quilombolas em Camaçari inova com o preparo de beijus através de PANC

Fulvio Bahia

Justiça de SP dá 30 dias para multinacional Meta mudar nome no Brasil

Fulvio Bahia

Uefs é melhor estadual baiana no ranking QS das universidades latinoamericanas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais