ArteCulturaHomenagemLiteratura

Segunda edição da Flipassé traz homenagem ao mestre Bule Bule

Feira Literária de São Sebastião do Passé acontece entre os dias 26 e 28 de agosto

São Sebastião do Passé, distante 65 km de Salvador, é o próximo destino dos apaixonados pela leitura que estão celebrando a efervescência literária na Bahia. Entre os dias 26 e 28 de agosto, a cidade de São Sebastião do Passé vai se transformar em uma Vila literária, com direito a lançamentos, sessão de autógrafos, bate-papo com autores, contação de história, leituras mediadas e muitas oficinas. “Vamos ocupar a cidade com alegria, poesia e livros”, anuncia a curadora Márcia Mendes que reservou espaço na programação para apresentações espontâneas. Moradores foram estimulados a mostrar seus talentos nas áreas de dança, cantoria, poesia e até slams, batalhas de rimas.

Bule-Bule, um dos mestres da cultura popular nordestina mais renomados do Brasil, será o grande homenageado do evento. O reconhecimento em vida do artista popular baiano é também uma forma de valorizar as tradições e ascendência africana na cena musical e de todas as outras manifestações do arcabouço artístico.

A abertura do evento acontecerá na manhã do dia 26 com a Caminhada Literária da BANJAC. A Lira de Maracangalha, comandada pela Maestrina Sônia Oliver, promete despertar os moradores locais para o gostinho pela arte e literatura. Escritores naturais do município, como os autores Alberto Valente, Eva Dantas, Veri Menezes, Matheus Lago, Liandra Veiga, Emile Lima, e os ilustradores Camila Oliveira e Joedson Rosa terão destaque especial na curadoria colaborativa especialmente planejada pela escritora Marcia Mendes, que nasceu em Catu, mas se considera uma sebastianense de coração.

O encontro de Bule-Bule com o povo acontece na Casa do Livro, na Praça 12 de Outubro, às 10h30 do dia 27. No dia seguinte, às 8h30min, nova homenagem a Bule-Bule. O artista será biografando pelo agente artístico Denison Monteiro e estudantes da Rede Municipal de Ensino. “A intenção é trazer a escola e a comunidade para esse palco. A Flipassé já vem acontecendo ao longo do ano nas salas de aula. A literatura é viva”, celebra Márcia Mendes.

A Praça 12 de Outubro será ocupada por coletivos literários e as produções de autores independentes da Bahia. Já estão confirmadas as presenças da CONFRALIB, com as autoras Palmira Heine e Celina Bezerra, do VIXI BAHIA LITERÁRIO, com a presença de Luh Oliveira Poesia, do FAROL DE LEITURA com as autoras Lucianna Ávila e Carla Chastinet, do STUDIO PALMA com a autora e curadora da Feira Literária de Mucugê (Fligê) Ester Figueiredo e da LIVRARIA RAIZ com presença de Katiana Rigaud, Sérgio, Simone Caetano e do cordelista Franklin Costa, além da participação das editoras SEGUNDO SELO, EREGINGA TERTÚLIAS e ARPILLERA.

Além de atividades gratuitas para leitores de todas as faixas etárias, a Flipassé promoverá painéis literários para educadores. Um deles “Letramentos literários e a formação de professores/as” terá como expositora a Doutora em Letras pela UNEB, Pós-Crítica e Diretora do Departamento de Linguística, Literatura e Artes – DLLARTES (campus Alagoinhas) Áurea da Silva Pereira. A UNEB acolhe a FLIPASSÉ com apoio científico.

Outra grande novidade é a Biblioteca Móvel de Extensão (BIBEX) – uma biblioteca pública integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que marcará presença na segunda edição da Flipassé. A festa literária será encerrada com o espetáculo poético musicado MARIAR UM MAR DE POESIAS, que traz ao palco principal do evento um tecer ancestral com histórias, cantos do manguezal vivenciadas por mulheres negras marisqueiras. “Elas aprenderam a tirar do mangue o sustento e o lazer. “Assim, a nossa terra São Sebastião do Passé, descendentes de fortes e bravos conecta-se com as variadas linguagens para seguir novas travessias”, conclui Mendes.

Serviço

O que? Flipassé – Feira Literária de São Sebastião do Passé
Quando? De 26 a 28 de agosto
Onde? São Sebastião do Passé
Como? Programação gratuita.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação Bule Bule

Related posts

Espaço infantil da Bienal do Livro Bahia 2024 terá cenografia interativa e diversas atividades artísticas

Fulvio Bahia

Festival EcoQuilombo movimenta Quilombo Quingoma em Lauro de Freitas com música e sustentabilidade gratuitamente

Fulvio Bahia

Num ato de reparação histórica, Prefeitura de Salvador inaugura primeiro monumento dedicado à Maria Felipa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais