São JoãoSustentabilidadeTrabalho

Segunda edição do Arraiá Sustentável e Solidário no São João da Bahia: Catadores e catadoras de materiais recicláveis prontos para entrar em ação

Ao todo, serão beneficiados cerca de 420 catadores e catadoras de materiais recicláveis, sendo 300 autônomos e 120 cooperativados.

Depois do grande sucesso do Carnaval, onde catadores e catadoras de materiais recicláveis de Salvador, através do projeto Eco Folia Solidária, conseguiram retirar quase 96 toneladas de resíduos do meio ambiente e garantir uma renda extra, coopertivas e associações voltam a unir forças em prol da natureza e da coletividade, durante os dias de festejos junino, na capital baiana.

Esta é a segunda edição do projeto Arraiá Sustentável e Solidário no São João da Bahia. Assim como na folia de momo, o objeto da iniciativa é fomentar o trabalho destes profissionais, implementando assim as leis 12.305/10 e 12.932/14 que institui a política nacional e estadual de resíduos sólidos, favorecendo a diminuição dos impactos socioambientais, fomento à economia criativa, empreendedorismo e inovação e a geração de trabalho e renda.

“A ideia deste projeto é justamente garantir apoio e fomento as ações desses profissionais e também minimizar os impactos socioambientais causados pelos descartes inadequados dos resíduos sólidos. Mas, também garantir interação entre as com as pessoas que participaram da festa e os catadores e catadoras de materiais recicláveis, valorizando cada vez mais a ação fundamental que estes profissionais desenvolvem para a cidade, o estado e o país “, Joilson Santana coordenador executivo da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente ( CAMA) e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia

Ao todo, serão beneficiados cerca de 420 catadores e catadoras de materiais recicláveis, sendo 300 autônomos e 120 cooperativados. Os trabalhos serão coordenados pelas coopertivas e associações Cooperguary, Caec, Camapet, Coocreja, Cooperes, Canore, Crun, Cooperbrava, Cooperbari, Canarecicla e Coleta Cidadã e a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, que compõem o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia – FLC-Ba. A expectativa que nesta edição sejam arrecadadas 12 toneladas de materiais recicláveis.

A ação é promovida por 11 cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e o CAMA e tem o apoio do Governado do Estado, através da SETRE, SEMA e da CAR. “Esperamos com o desenvolvimento deste trabalho garantir a inclusão socioeconômica desses catadores e catadoras de materiais recicláveis”, reafirma Joilson Santana, coordenador executivo da CAMA

Duas vilas juninas serão montadas uma no Pelourinho, no Centro Histórico, e outra no Parque de Exposição de Salvador, na Paralela. Nestes locais, os trabalhadores(as) poderão se cadastrar para o recebimento de EPIs e fardamento e, também, vender os materiais coletados. Como foi no Carnaval, além de receber pelo kg do material comercializado como alumínio, plástico e garrafas Pet, o catador que alcançar a meta por quantidade (kg) de alumínio e plástico receberão uma bonificação.

A ação deve atingir outros trabalhadores, já que o projeto também busca fomentar a economia solidária, por meio da aquisição de produtos e serviços das comunidades e dos empreendimentos econômicos solidários.

Fonte: Joilson Santana
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Brasil gerou 64 quilos de resíduos plásticos por pessoa em 2022

Fulvio Bahia

Guia de Boas Práticas traz recomendações genéricas para impactos socioambientais de usinas eólicas

Fulvio Bahia

Salvador Shopping abre programação junina com show gratuito do Forró do Tico e mais; confira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais