A delegação baiana de boxe, que viajou com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), mais uma vez demonstrou o porquê é dominante nos campeonatos nacionais e mundiais. 21 atletas conquistaram medalhas no Campeonato Brasileiro de Boxe Cadete e Juvenil 2024 (12 ouros, 5 pratas e 4 bronzes), na última semana em Foz do Iguaçu, no Paraná.
“A Bahia já se tornou uma unanimidade no boxe nacional. Recentemente, tivemos o adulto e ficamos na primeira colocação também. Não lembro quando foi a última vez em que a Bahia não liderasse o pódio. Estamos sempre dominando o cenário brasileiro”, brinca Afonso Nunes, presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia).
Ele também celebrou o título de melhor treinador do campeonato para, Flávio dos Anjos, professor do projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combate, uma parceria da Sudesb com as Federações das modalidades de lutas da Bahia, no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia. Dos muitos pugilistas vencedores, Afonso destacou o desempenho dos campeões inéditos ou que passaram por dificuldades durante o torneio.
“Todos foram destaques. Temos bons atletas para o futuro do boxe da Bahia. Mas, acredito que, pela dificuldade que tivemos no campeonato, precisávamos nos reinventar ao enfrentar os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Devo levar em conta, as conquistas de Maira Alves (60kg), de Simões Filho; e Bruno Silva (50kg), de São Felipe, ambos pela categoria cadetes. Já na juvenil, ficaria com Ilana Daltro (51kg), de São Gonçalo; e o recém-campeão Felipe Aleixo (85kg), de Araçás”, pontua o presidente.
Afonso expressou sua emoção e o sentimento pelas conquistas dos atletas mais comissão técnica, agradecendo à Sudesb pelas passagens aéreas de 30 membros da equipe ao todo. “Foi uma sensação muito boa. Pude comparecer desta vez e participar da preparação e da conquista de todos eles. Foi algo muito importante. Me sinto extremamente realizado. Nada disso teria acontecido se não tivéssemos o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, para tais feitos”, conclui.
Confira a lista de medalhistas baianos na competição:
Ouro:
– Elissandra Santos (cadete 48 kg), de Salvador;
– Maria Alves (cadete 60 kg), de Simões Filho;
– Jamille Santos (cadete 66 kg), de São Felipe;
– Bruno Silva (cadete 50 kg), de São Felipe;
– Maicon Reis (cadete 57 kg), Salvador;
– Ilana Daltro (juvenil 51 kg), Salvador;
– Thifany Barbosa (juvenil 54 kg), de Salvador;
– Gabriel Assis (juvenil 50 kg), de Salvador;
– Alisson Neves (juvenil 55 kg), de Salvador;
– Samuel Rosa (juvenil 65 kg), de Itabuna;
– Samuel Santos (juvenil 80 kg), de Salvador;
– Filipe Aleixo (juvenil 85 kg), de Araçás.
Prata:
– Ketelly Passos (cadete 52 kg), de Camaçari;
– Fauana Coelho (cadete 54 kg), de Ilhéus;
– Matheus Alves (cadete 54 kg), de Salvador;
– Jean Bahiense (cadete 75 kg), de Salvador;
– Jéssica Dias (juvenil 57 kg), de Salvador.
Bronze:
– Rebeca Bispo (cadete 50 kg), de Salvador;
– Emilly Simões (cadete 57 kg), de Salvador;
– Arthur Oliveira (cadete 66 kg), de Camaçari;
– Taylane Dultra (juvenil 60 kg), de São Felipe.
Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Maurício Viana-Ascom/Sudesb