BrasilEsporte

Seleção Brasileira de Street realiza semana de treinos em São Paulo

A próxima competição classificatória do Street na corrida para Paris 2024 será o Pro Tour em Roma (ITA), de 18 a 25 de junho.

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu, entre os dias 7 e 13 de maio, mais uma semana de treinos com a Seleção Brasileira de Street. Os trabalhos foram realizados no estado de São Paulo, nas pistas do Bom Retiro, Brasil Skate Camp, Franco da Rocha, Saúde e na recém-inaugurada pista da skatista Pâmela Rosa, em São José dos Campos.

No Street masculino, participaram dos trabalhos os skatistas Eduardo Neves, Gabryel Aguilar e João Lucas Alves. No feminino, Carla Karolina, Gabriela Mazetto e Kemily Suiara.

“O skate é individual, principalmente no campeonato, mas quando a gente está em equipe um puxa o outro. Esses treinamentos são importantes porque a gente tem que deixar o skate no pé”, destaca Gabryel Aguilar.

“Sem dúvidas é uma semana muito intensa, de muito skate, de muita preparação física e mental. Com certeza isso ajuda muito. Essa semana andando de skate é muito semelhante a dos campeonatos, a dos mundiais”, afirma Eduardo Neves.

“Eu acho muito importante porque a gente está em equipe, construindo um entrosamento melhor entre nós. A gente vai puxando o skate um do outro. Cada um vai ajudando numa manobra, dando um toque e é muito bom para o entrosamento geral em equipe”, comenta Gabriela Mazetto.

“Estou bem feliz, mais um ano de seleção, ainda mais agora, voltando de lesão, com o pessoal aqui, depois de muito tempo sem andar de skate, voltando ao ritmo. Eles já estão aqui a 100 por hora. Estou tentando pegar esse ritmo de novo com eles. Agora o foco é Roma. Vou dar o meu melhor”, completa Virginia Fortes Aguas, que, recuperada de lesão, voltou a treinar com a Seleção.

O grupo contou com o suporte do consultor técnico Roger Mancha, do observador técnico Julio Detefon, do fisioterapeuta Carlos Barreto, da psicóloga Juliane Fechio e do médico Maurício Zenaide.

“Os treinos continuam intensos. Dessa vez a gente escolheu São Paulo, com muitas pistas diferentes. O objetivo era que os skatistas andassem em diferentes obstáculos todo dia. A terceira etapa da corrida olímpica acontece agora em junho. Esse ano também temos Pan-Americano em outubro. Então, foram dias de muito skate com suporte de toda a comissão técnica, com consultoria técnica, análise de vídeo, médico, fisioterapia e psicologia”, destaca Roger Mancha, consultor técnico da Seleção Brasileira de Street.

“Nosso objetivo dentro da semana de treinamentos é melhorar e dar uma sobrevida para toda a parte muscular e física dos atletas. Então, com quanto menos cansaço muscular eles ficarem, para nós é melhor. A ideia sempre aqui é puxar a performance deles, tanto na parte técnica quanto na parte física. A semana aqui deve ser intensa para refletir nos momentos de competição”, completa Carlos Barreto, fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Street.

A próxima competição classificatória do Street na corrida para Paris 2024 será o Pro Tour em Roma (ITA), de 18 a 25 de junho.

Além de contar pontos nas classificatórias para Paris 2024, a competição será decisiva para a definição dos nomes que irão para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, entre os dias 21 e 22 de outubro. Os melhores brasileiros (1 vaga no masculino e 1 vaga no feminino) do ranking olímpico de Street em 5 de julho estarão classificados – o Pro Tour de Roma será o último evento até essa data.

Pâmela Rosa e Lucas Rabelo garantiram, automaticamente, suas vagas para o Pan-Americano ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021. Além deles, 

No Park, os melhores brasileiros (1 vaga no masculino e 1 vaga no feminino) do ranking olímpico em 5 de julho também estarão garantidos nos Jogos Pan-Americanos – o Pro Tour na Argentina, de 21 a 28 de maio, será o último evento do Park até essa data.

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 será dividida em duas fases.

Até aqui, a primeira fase contou com três eventos: Pro Tour de Street – Roma-ITA (26/06 a 03/07/2022); Mundial de Street – Sharjah-EAU (29/01 a 05/02/2023); e Mundial de Park – Sharjah-EAU (05/02 a 12/02/2023).

Além deles, a World Skate também confirmou os seguintes eventos:

Pro Tour de Park – San Juan-ARG (21 a 28/05/2023);

Pro Tour de Street – Roma-ITA (18/06 a 25/06/2023);

Pro Tour de Street – Lausanne-SUI (10/09 a 17/09/2023);

Mundial ou Pro Tour de Park* – Roma-ITA (01/10 a 08/10/2023);
A World Skate ainda não confirmou se o evento será Mundial ou Pro Tour.

Pro Tour de Park – Sharjah-EAU (07/01 a 14/01/2024);

Pro Tour de Street – Sharjah-EAU (14/01 a 21/01/2024).

Os dois eventos de janeiro de 2024 em Sharjah (EAU) fecham a primeira fase da janela classificatória. Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade, em cada categoria, avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

Fonte / Imagem: SECOM CBSk

Related posts

Combate ao desmatamento no Cerrado exige plano específico, alerta WWF

Fulvio Bahia

Atletismo: CBAt publica critérios de convocação para 2023

Fulvio Bahia

Arena de Esportes recebe competição nacional de karatê neste final de semana de muito esporte em Salvador e Lauro de Freitas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais