ArteCulturaDançaLazerMúsica

Seletiva da Beleza Negra acontece nesta terça-feira (26)

Com primeira data adiada por causa das chuvas, seleção das 15 finalistas do concurso acontece a partir das 16h na Senzala do Barro Preto, no Curuzu

Acontece nesta terça-feira (26), a partir das 16h, a seleção das 15 finalistas ao título de Deusa do Ébano 2024 do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. Depois de ter a primeira data da seletiva adiada por conta das chuvas em Salvador, enfim chegará o esperado dia das 100 inscritas mostrarem sua performance na dança afro para o júri e, ao fim do dia, 15 delas voltarem para casa com o sonho realizado de serem candidatas ao posto de Rainha do Ilê.

 A grande vencedora será revelada no dia 13 de janeiro, quando acontece a 43ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. A Rainha eleita assumirá o cargo num ano especialíssimo, em que o bloco afro mais antigo do Brasil inicia as comemorações pelos seus 50 anos.

Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e ser ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.

A vencedora da 43ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2024, quando o tema do bloco será “Vovô e Popó – com as bênçãos de Mãe Hilda Jitolu. A invenção do Bloco Afro. A se não fosse o Ilê”. Ao subir no caminhão para arrastar a multidão, a rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa. 

 Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela dançarina e coreógrafa Dalila Oliveira.

Seletiva Deusa do Ébano 2024
26 de dezembro
A partir das 16h
Senzala do Barro Preto – Curuzu

Fonte: Doris Pinheiro
Foto: Divulgação

Related posts

Núcleo Caatinga da Cia Avatar de Irecê faz temporada com “A Experiência” no Teatro Gregório de Matos

Fulvio Bahia

Alexandre Peixe lança releitura de música em parceria com Armandinho Macêdo; assista ao clipe

Fulvio Bahia

Desigualdade e conscientização: série “Privilégios” escancara problemas sociais através do humor

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais