A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) divulgou nesta sexta-feira (22) os finalistas do Prêmio Bahia Sustentável 2024, que reconhece as melhores práticas e soluções voltadas à preservação e recuperação ambiental no estado. O anúncio foi feito por meio da Portaria nº 097 do Diário Oficial do Estado (DOE), destacando projetos de grande impacto em inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento social sustentável.
Divididos em duas categorias principais (Ideia Sustentável e Tecnologia Social Sustentável), os trabalhos selecionados refletem o compromisso da Bahia em assumir uma posição de referência o debate ambiental no Brasil. Os finalistas de cada categoria e subcategoria receberão um certificado atestando sua condição de finalista, além do direito de usar o selo “Prêmio Bahia Sustentável 2024: Finalista”.
Já os vencedores, que serão anunciados no início de 2025, além do troféu, serão contemplados com uma viagem técnica nacional para conhecer experiências inovadoras em outras regiões do país e terão o direito ao uso exclusivo do selo “Prêmio Bahia Sustentável 2024: Vencedor”.
Além disso, todos os projetos, ações e pesquisas finalistas e vencedores passarão a integrar o Banco de Projetos do Prêmio Bahia Sustentável, uma iniciativa que fomenta a disseminação e o aproveitamento dessas ideias em outras localidades. O reconhecimento será amplificado por meio da divulgação em sites institucionais, redes sociais do Governo do Estado e na cerimônia de premiação, prevista para acontecer nos próximos meses, em Salvador.
Confira abaixo os finalistas de cada categoria e subcategoria do Prêmio Bahia Sustentável 2024:
Categoria Ideia Sustentável
– Sani solar – sistema simplificado de saneamento – um sanitário para zona rural do semiárido
Responsável: 3p Technik do Brasil Ltda.
– Amar+verde
Responsável: Francelle Ferretti Salvador
– Projeto Restaurar
Responsável: Equinox Gold
subcategoria: pesquisa ambiental
– Corais de maré
Responsável: Carbono 14
– Recuperação de manguezal no baixo sul
Responsável: Juliano Santos Lago (oab/ba)
– Tirando o Psa do papel: estratégias para implementação de programas municipais de pagamento por serviços ambientais na bahia
Responsável: Nayra Rosa Coelho
categoria tecnologia social sustentável
subcategoria: cidade
– projeto socioambiental ampliando talentos
Responsável: Alesandra Bezerra Varjão
– Projeto Florestópolis
Responsável: Miriam Nohemy Medina Velasco (Uneb)
– Programa Escola Ambiental
Responsável: Maria Juliete Galvão
subcategoria: campo
– Bio Serra Mix
Responsável: Biogas Oeste – Agrosustentabilidade
– Projeto Fogão do Mar
Responsável: instituto perene
– Resiliências climáticas: Boas práticas de adaptação à mudança do clima em áreas costeiras e nos biomas mata atlântica, cerrado e caatinga baianos
Responsável: Grupo Ambientalista do Brasil – Gamba e Cospe
Fonte: Ascom/Sema
Foto: André Fofano