BahiaGoverno do EstadoMeio Ambiente

Sema assina acordo de cooperação técnica para promover e fomentar política estadual de Pagamento por Serviços Ambientais

Nesta quarta-feira (12), em cerimônia simbólica em Salvador/BA, o Secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), Eduardo Mendonça Sodré Martins, assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a empresa de consultoria especializada, 2Tree Ambiental, com a finalidade de desenvolver o site informativo para alavancagem da Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, que proporcionará um ambiente digital de informações, dados técnicos sobre os programas e projetos, chamadas públicas, treinamentos no estado e municípios, além de atualizações normativas. 

A Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais e o Programa Estadual de PSA – PEPSA, instituída pela Lei Estadual nº 13.233/2015, é alicerçada na linha de premiar àquele que preserva e recupera o meio ambiente, de forma complementar aos instrumentos de comando e controle. Sendo a Bahia, um dos Estados pioneiros na temática e referência, através da criação de programas e projetos de relevo nacional, a exemplo do Projeto Compensação, fruto de cooperação com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA da ONU e a Organização de Conservação da Terra – OCT.

O site PEPSA BAHIA, com previsão de lançamento para final do segundo semestre, será uma importante ferramenta de divulgação, transparência e eficiência na alavancagem da implementação de políticas públicas ambientais no âmbito estadual, gerando benefícios não só para a preservação do meio ambiente, como também a integração e participação efetiva da sociedade civil e setor privado na relevante promoção do equilíbrio e integridade ambiental.

O ato de celebração do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) contou com a presença do Secretário Eduardo Mendonça Sodré Martins, a Diretora de Política e Planejamento Ambiental – DIPPA, Luana Pimentel Ribeiro, o Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental, Tiago Porto e a Coordenadora do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais – PEPSA, Marcelle Chamusca, além dos representantes da 2Tree Ambiental, Leandro Henrique Mosello e Marcela Pitombo, referências na área de finanças verdes e instrumentos econômicos como PSA e carbono. 

Segundo o secretário da Sema, a gestão ambiental do governo do Estado “não tem poupado esforços para alavancar o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais da Bahia, e um exemplo disso são os acordos firmados e as articulações realizadas, com todos os setores que têm contribuído com a pauta. E o ATC com a 2tree e a Monsello é mais um importante passo para divulgação e comunicação do programa”.

Para o advogado Leandro Henrique Mosello, o PEPSA Bahia fortalecerá a agenda do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Estado da Bahia, e junto com o Bahia + Verde, será importante instrumento de reforço para as políticas públicas de proteção e recuperação do patrimônio natural. Para a especialista Marcela Pitombo, o site informativo demonstra que a Bahia está na vanguarda do desenvolvimento sustentável, e evidencia a importância da atuação concertada entre o poder público, setor privado e sociedade civil, como fórmula indispensável na obtenção de bons resultados. “O meio ambiente é, sem dúvida, uma pauta de convergência para todos!”.

O PESPA Bahia vem em boa hora, uma vez que as regulamentações no âmbito federal e estadual estão na iminência de serem publicadas, e devem fortalecer os projetos, programas e incentivos para as Políticas Estaduais de Pagamento por Serviços Ambientais, uma das agendas centrais da nova gestão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), sendo importante instrumento econômico para redução de desmatamento ilegal, recuperação e conservação florestal, melhoria na qualidade e disponibilidade hídrica, além de colaborar no sequestro e redução de gases de efeito estufa e da sinergia com a Agenda 2030 e do atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a fim de garantir um meio ambiente mais equilibrado para as presentes e futuras gerações. 

Fonte / Foto: ASCOM SEMA

Related posts

Qualificação profissional promovida pelo Estado abre portas para o emprego formal, afirma Geraldo Júnior

Fulvio Bahia

Transparência: TRE-BA conquista 1º lugar em  ranking do Poder Judiciário

Fulvio Bahia

Paulo Azi ironiza Jerônimo com a terceira pior aprovação de governadores entre as 10 maiores capitais: “Recado da população”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais