A Prefeitura de Salvador tem intensificado as ações de manutenção para reduzir os prejuízos em função das fortes chuvas que atingiram a capital baiana nos últimos dias. Em regime de emergência, equipes da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) realizam ações 24h em vários trechos da cidade, a exemplo das avenidas Centenário e Afrânio Peixoto (Suburbana), e a Rua Cônego Pereira (Sete Portas).
As principais ações têm foco na desobstrução de redes e dispositivos de drenagem, que foram tamponados por lixo descartado de forma irregular, e terminam contribuindo para alagamento das vias. “A Seman está com todo seu efetivo nas ruas de Salvador, principalmente nas bases de tráfego onde registramos alagamentos das vias. Com a grande quantidade de chuva em pouco tempo, os transtornos são inevitáveis”, pontuou o titular da pasta, Lázaro Jezler.
Além do trabalho feito na rede de drenagem, os técnicos da Seman estão realizando podas de árvores, manutenção de escadarias, vistorias, dentre outras atividades para garantir a segurança da população no período chuvoso. “Temos trabalhado para reduzir os problemas. Nossas equipes estão espalhadas por toda a Salvador, inclusive dando suporte na região de Saramandaia, onde ocorreu deslizamento de terra”, acrescentou o gestor.
Chuvas intensas – Salvador registrou mais de 219 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, conforme dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) da Defesa Civil da capital baiana (Codesal). O número já representa o dobro da média histórica do mês de novembro, que é de 108,2mm. A previsão para esta quarta-feira (27) é de continuidade de chuvas moderadas a fortes com risco para alagamento e deslizamento de terra, segundo o Cemadec.
Plantão 24h – Além da Seman, todos os demais órgãos municipais estão de prontidão para atender as demandas relacionadas à chuva. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) tem funcionado 24 horas por dia para atender às ocorrências, além de realizar vistorias em diversas regiões da cidade. As situações referentes à chuva devem ser comunicadas por meio do número telefônico gratuito 199.
Fonte: Secom PMS
Foto: Seman