Com intuito de prevenir possíveis alagamentos, recuperar e conservar os sistemas de drenagem, sobretudo no período chuvoso, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) tem intensificado diariamente a limpeza e manutenção dos sistemas de micro e macrodrenagem da capital baiana. Esta semana, foram alvo da ação os canais do Paraguari, no Subúrbio, e de Valéria.
As atividades incluem limpeza manual e hidrojateamento mecânico da rede e dispositivos do sistema de drenagem, substituição de trechos danificados e recuperação do sistema de drenagem. São realizadas, ainda, limpeza e dragagem de canais, incluindo as redes e dispositivos de microdrenagem, responsáveis pela condução e disciplinamento das águas das chuvas, e macrodrenagem como rios, córregos e canais de Salvador.
As medidas preventivas realizadas pela Seman têm assegurado o bom funcionamento do sistema de drenagem de Salvador, situação comprovada pelo baixo índice de ocorrências e normalização das retenções (poças de água) e alagamentos reportados – com o rápido escoamento das águas nas vias de tráfego, após a finalização das chuvas. Somente no primeiro bimestre de 2023, foi executada a limpeza de aproximadamente 5 mil caixas de sarjeta e a desobstrução de rede em mais de 80 mil metros de galerias, bem como a limpeza em 15 canais com mais de 2 mil metros dragados.
“O resultado positivo das nossas ações é indicado pelo baixo índice de ocorrências e solicitações durante as chuvas. Todas estas medidas visam manter o funcionamento hidráulico das galerias, condutos e dispositivos coletores que integram a rede de drenagem de nossa cidade, reduzindo, de forma drástica, os transtornos à população de Salvador durante as precipitações mais intensas”, comenta o titular da pasta, Lázaro Jezler.
Demais ações
Além das redes de micro e macrodrenagem, a Seman também tem trabalhado na manutenção corretiva da malha viária, com a aplicação de mais de 27 mil toneladas de CBUQ (asfalto), através da Operação Tapa Buracos. Outro ramo de atuação contempla ainda os serviços de poda, com retirada de galhos com potencial de queda, diminuição da copa e sobrepeso gerado pelas chuvas, além da limpeza de palmáceas e supressão de vegetais que apresentam risco de queda iminente. Este ano, aproximadamente 7 mil unidades, entre árvores e palmáceas, foram podadas por toda a cidade, após avaliação das equipes.
Operação Chuva
Durante o período da Operação Chuva, a pasta mantém atuação integral na realização dos serviços, contando com o reforço contingencial do efetivo e equipe escalada em plantões noturnos e aos finais de semana, em regime 24h. Essas equipes são direcionadas para as demandas emergenciais geradas pelas chuvas. As ocorrências relacionadas às chuvas podem ser comunicadas através do número gratuito 199.
Fonte e Foto: SECOM