Eleições 2024MunicípiosPolítica

Seminário da UPB alerta para regras das eleições municipais de outubro

O objetivo do evento é contribuir com a lisura e transparência do pleito municipal

Faltando apenas seis meses para realização das eleições municipais e com 237 prefeitos da atual gestão aptos a disputar a reeleição este ano, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Associação Brasileira de Direito Eleitoral (ABRADEP) realizaram um evento para orientar esses agentes públicos e suas equipes sobre condutas vedadas, fake news, uso de inteligência artificial nas campanhas eleitorais, prestação de contas, entre outros assuntos relevantes.  

A capacitação, que envolve o Seminário de Direito Eleitoral da UPB e Congresso Nacional da ABRADEP, teve início nesta quinta-feira (4), no auditório da Alba, e se encerra nesta sexta-feira (5), com o objetivo de para contribuir com a lisura, transparência e dar iguais condições de disputa no pleito municipal.

O vice-presidente da UPB e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, representou a entidade no encontro. O gestor destacou a missão da UPB em instrumentalizar os gestores municipais e aqueles que vão concorrer à eleição com a legislação atualizada, para evitar erros que podem trazer consequências legais.

“O seminário possibilita aos gestores municipais e também a todos aqueles que vão concorrer ao pleito deste ano informações essenciais para que tudo transcorra com lisura dentro do que manda a legislação eleitoral. A UPB tem uma preocupação especial com a questão das condutas vedadas para que os gestores possam ter total atenção para essa pauta que dá ao processo o equilíbrio e a transparência necessária para que depois os gestores não sofram com as consequências da legislação eleitoral”, ressaltou Pinheiro.

“O evento é importantíssimo para fortalecer a democracia e fazer com que as eleições 2024 transcorram da melhor maneira possível. As eleições se transformam cada vez mais em um desafio e nós temos temas cada vez mais atuais e complexos para debater e para lidar”, afirmou o diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), desembargador Moacyr Pitta Lima Filho, que na ocasião representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.

Para o advogado especialista em Direito Eleitoral e secretário-geral adjunto da ABRADEP, Carlos Medrado, o evento foi marcado por debates produtivos, aprendizado mútuo e contribuições significativas para o aprimoramento do direito eleitoral no país. “O direito eleitoral é muito vasto, possui um quantitativo muito grande de normas, e isso às vezes atrapalha até quem quer cumpri-las e não cumpre porque desconhece a regra. Então é importante que essas regras sejam disseminadas, e que as pessoas tenham oportunidades de tirar as dúvidas”, ressaltou Medrado.

Assinatura de termo de parceria entre a ABRADEP e a UPB

Durante o evento, a UPB e a Abradep assinaram um termo de parceria com a finalidade de desenvolver conteúdo acadêmico que envolva material físico e digital, incluindo: podcasts, lives nas redes sociais e eventos presenciais ou virtuais, que envolvam os temas Direito Eleitoral, Democracia e Cidadania.

“É importantíssimo para nós esse congraçamento de experiências e também da formulação de conteúdo. O que nós podemos fornecer a UPB é toda a nossa melhor e maior expertise a seus associados de um material qualificado para que os candidatos e os prefeitos possam agir com segurança nesse período tão delicado onde as pessoas ficam muitas vezes inseguras”, explicou a coordenadora-geral da Academia Brasileira de Abradep, Professora Vânia Aieta.

Fonte: UPB
Foto: Edson Andrade

Related posts

Comissão de saúde da ALBA quer conhecer os planos da nova Secretária da SESAB

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: estudantes da rede municipal voltam às aulas com novas estruturas e salas climatizadas

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Campeonato Municipal de Voleibol inicia neste sábado (20)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais