CapacitaçãoSaúdeSaúde Mental

Seminário discute Transtornos Mentais no Local de Trabalho nesta terça-feira (30)

Evento organizado por sindicatos de trabalhadores da área da Saúde será realizado no auditório do Hospital Ana Nery

Nesta terça-feira, dia 30 de abril, especialistas abordarão os Transtornos Mentais no Local de Trabalho. O seminário, que faz parte das reflexões do Dia do Trabalhador, será realizado no auditório do Hospital Ana Nery, a partir das 8h30.

Os objetivos são discutir o adoecimento mental dos trabalhadores homens e mulheres, identificar as causas e consequências nas vidas dos profissionais, bem como fazer com que eles entendam a importância de organizar coletivos para discutir o tema de forma permanente.

O encontro é voltado para profissionais da saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, auxiliares, agentes de saúde e endemias, dentre outros. A programação inclui três palestras, com espaços para intervenções e esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Levantamento do Ministério da Previdência Social aponta que depressão e ansiedade foram responsáveis por 149,3 mil benefícios por incapacidade temporária, no Brasil, em 2023 – no extrato relacionado às principais causas de afastamento do trabalho. Neste cenário, dados da Fundação Getúlio Vargas, no ano anterior, revelaram que 63% dos profissionais com algum transtorno mental não receberam apoio de suas lideranças para lidarem com o problema e que 48% acreditam que as empresas pouco ou nada se preocupam com o bem-estar dos trabalhadores.

As doenças mentais são o quarto principal motivo de afastamento do trabalho. Saiba quais as mais comuns:

Burnout: Classificada como doença do trabalho a partir de 2019 pela OMS foi reconhecida no Brasil a partir de 2022. Também chamado de esgotamento profissional, é um estado de estresse extremo e crônico, geralmente provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho. Quem sofre com a condição perde suas energias físicas e emocionais, por conta de uma rotina profissional desgastante.

Os fatores que desencadeiam a síndrome de burnout vão desde a realização de tarefas exaustivas até relações interpessoais abusivas.

Depressão: Caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, perda de interesse em atividades prazerosas e uma incapacidade debilitante de realizar atividades diárias, a depressão pode levar a um número significativo de dias de trabalho perdidos. Funcionários que sofrem de depressão podem apresentar desde atrasos frequentes até a incapacidade total de trabalhar, passando por uma redução na eficiência de suas tarefas.

Transtorno de ansiedade: Essa condição pode limitar severamente a capacidade de um indivíduo de funcionar efetivamente no trabalho. Manifestando-se através de preocupações excessivas, tensão constante e ataques de pânico, a ansiedade dificulta a concentração, a tomada de decisões e a interação social no local de trabalho.

Transtorno bipolar: Conhecido por seus extremos de humor, que variam entre a euforia intensa e a depressão profunda, o transtorno bipolar representa um desafio único no contexto profissional. Durante um episódio maníaco, um funcionário pode mostrar um aumento de energia e criatividade, mas também pode experienciar impulsividade e julgamento pobre, que podem resultar em decisões profissionais arriscadas. Por outro lado, durante um episódio depressivo, o mesmo funcionário pode se tornar desmotivado e retirado, incapaz de cumprir com suas responsabilidades

Veja a disposição das mesas e palestrantes:

1ª Mesa – 1ª Mesa- Eliane Cardoso Sales, médica do Trabalho, especialista em Medicina do Trabalho e doutora em Saúde Pública, Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador(a) – Sesab- cuja palestra será a Saúde Mental e a Vigilância da Saúde dos Trabalhadores.

2ª Mesa – Bruna Santos, psicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Básica, que abordará a Saúde Mental no Trabalho: Desafios e Possibilidades de Cuidado;

3ª Mesa – Adriana Manta, juíza substituta do Trabalho, gestora regional suplente do Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, que falará sobre Violência e Assédio no Trabalho, fatores de adoecimento psíquico das pessoas trabalhadoras.

O Seminário é organizado conjuntamente pelos seguintes sindicatos: Sindprev, Sindsaúde Público, Sindsaúde Rede Privada, Sintrafundapp, Seeb, Sindacs, Sindlimp, Sindpec, dentre outros e tem o apoio institucional da CUT Bahia.

Histórico – O encontro traz reflexões sobre o 28 de abril que é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, instituído em 1969, após acidente que matou 78 trabalhadores nos EUA. No Brasil, a data passou a ser celebrada após a oficialização como Dia Internacional do Trabalho.

SERVIÇO |

O que: Seminário Transtornos Mentais no Local de Trabalho
Quando: Dia 30/04, a partir das 8h30 Onde: Auditório do Hospital Ana NeryOrganização: Sindprev, Sindsaúde Público, Sindsaúde Rede Privada, Sintrafundapp, Seeb, Sindacs, Sindlimp, Sindpec, dentre outros.
Apoio: CUT Bahia

Fonte: Assessoria de Imprensa

Related posts

Movimenta Cajazeiras abre inscrições para oficinas de dança, produção cultural e Mostra de Dança

Fulvio Bahia

Vice-prefeita representa Salvador na Cúpula das Américas e promove agenda de saúde nos EUA

Fulvio Bahia

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais