Nos dias 28 e 29 de janeiro, Salvador receberá IV Seminário Internacional sobre Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), com o apoio da Bracell, empresa de produção de celulose solúvel, e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). O evento faz parte das ações do Programa Bahia Sem Fogo, que coordena iniciativas de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado.
Com o tema ‘Mudanças Climáticas e Incêndios Florestais Extremos’, o seminário reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir os impactos cada vez mais intensos das mudanças climáticas e apresentar soluções para mitigar os danos causados pelos incêndios. A ênfase do evento estará na descarbonização, na proteção da biodiversidade e nas tecnologias mais avançadas para monitoramento e combate a esses desastres.
Gestores públicos, brigadistas, produtores rurais, educadores e pesquisadores também estarão presentes, compartilhando estratégias para lidar com incêndios florestais, que se tornaram mais frequentes e intensos devido ao agravamento das mudanças climáticas. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), essa relação é perigosa, pois incêndios e mudanças climáticas se alimentam mutuamente, destruindo ecossistemas e intensificando a emissão de gases de efeito estufa.
A programação incluirá palestras abordando temas como soluções sustentáveis, como o uso controlado do “fogo bom” e alternativas para minimizar os danos do “fogo ruim”, aplicado de maneira inadequada em períodos críticos. Especialistas apresentarão também novos métodos para prevenção e respostas rápidas a incêndios florestais.
O seminário, em sua quarta edição, ganha ainda mais relevância diante dos recentes desastres climáticos no Brasil e no mundo, como os registrados no Rio Grande do Sul, Canadá, Portugal e Chile. Esses eventos ressaltam a crescente gravidade dos incêndios florestais, que, segundo dados recentes, já devastam o dobro da cobertura arbórea de 20 anos atrás, reforçando a urgência de ações preventivas integradas e eficazes.
Programa Bahia Sem Fogo
Criado em 2010 e coordenado pela Sema, o BSF desempenha um papel essencial na prevenção e combate a incêndios florestais no estado. Em parceria com diversas entidades, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Casa Militar do Governador (CMG), as Secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesab), a Casa Civil, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o programa visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários, na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado.
Serviço:
Evento: IV Seminário Internacional sobre Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais.
Data: 28 e 29 de janeiro.
Local: Auditório da SESAB, Centro Administrativo da Bahia.
Realização: Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA).
Apoio: Bracell e AIBA.
Fonte: Ascom Inema
Foto: Divulgação