BahiaCapacitaçãoMeio AmbientePreservação AmbientalQueimadas

Seminário Internacional em Salvador discutirá Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais

Nos dias 28 e 29 de janeiro, Salvador receberá IV Seminário Internacional sobre Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), com o apoio da Bracell, empresa de produção de celulose solúvel, e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). O evento faz parte das ações do Programa Bahia Sem Fogo, que coordena iniciativas de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado.

Com o tema ‘Mudanças Climáticas e Incêndios Florestais Extremos’, o seminário reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir os impactos cada vez mais intensos das mudanças climáticas e apresentar soluções para mitigar os danos causados pelos incêndios. A ênfase do evento estará na descarbonização, na proteção da biodiversidade e nas tecnologias mais avançadas para monitoramento e combate a esses desastres.
 
Gestores públicos, brigadistas, produtores rurais, educadores e pesquisadores também estarão presentes, compartilhando estratégias para lidar com incêndios florestais, que se tornaram mais frequentes e intensos devido ao agravamento das mudanças climáticas. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), essa relação é perigosa, pois incêndios e mudanças climáticas se alimentam mutuamente, destruindo ecossistemas e intensificando a emissão de gases de efeito estufa.

A programação incluirá palestras abordando temas como soluções sustentáveis, como o uso controlado do “fogo bom” e alternativas para minimizar os danos do “fogo ruim”, aplicado de maneira inadequada em períodos críticos. Especialistas apresentarão também novos métodos para prevenção e respostas rápidas a incêndios florestais.

O seminário, em sua quarta edição, ganha ainda mais relevância diante dos recentes desastres climáticos no Brasil e no mundo, como os registrados no Rio Grande do Sul, Canadá, Portugal e Chile. Esses eventos ressaltam a crescente gravidade dos incêndios florestais, que, segundo dados recentes, já devastam o dobro da cobertura arbórea de 20 anos atrás, reforçando a urgência de ações preventivas integradas e eficazes.

Programa Bahia Sem Fogo

Criado em 2010 e coordenado pela Sema, o BSF desempenha um papel essencial na prevenção e combate a incêndios florestais no estado. Em parceria com diversas entidades, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Casa Militar do Governador (CMG), as Secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesab), a Casa Civil, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o programa visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários, na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado.

Serviço:

Evento: IV Seminário Internacional sobre Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais.  
Data: 28 e 29 de janeiro.
Local: Auditório da SESAB, Centro Administrativo da Bahia.
Realização: Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA).
Apoio: Bracell e AIBA.

Fonte: Ascom Inema
Foto: Divulgação

Related posts

Defensorias públicas do RS e da Bahia emitem nota de repúdio contra a fala do vereador Fantinel (Patriota)

Fulvio Bahia

Dan Vasco e Oh Polêmico são embaixadores do Carnaval Sustentável de Salvador 2023

Fulvio Bahia

Ao lado de Jerônimo Rodrigues, Lula entrega 684 unidades do Minha Casa Minha Vida em Santo Amaro e marca retomada do programa

admin

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais