Agricultura FamiliarBahiaGoverno do Estado

Seminário nacional apresenta resultados de 18 anos da agricultura familiar no sistema produtivo do biodiesel

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) está promovendo, nesta quinta-feira e sexta-feira, 14 e 15 de dezembro, o I Seminário Nacional do Selo Biocombustível Social, com o tema ‘Os 18 anos da inclusão da Agricultura Familiar na cadeia produtiva do biodiesel: conquistas, aprendizados e perspectivas’. O evento acontece durante a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada até domingo (17), no Parque Costa Azul, em Salvador.

Com o objetivo de avaliar os resultados da participação da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) nos últimos anos, além de direcionar o Selo Biocombustível Social para os próximos 20 anos, o seminário conta com a presença de agricultores familiares, cooperativas da agricultura familiar, unidades de produção detentoras do Selo Biocombustível Social (SBS) e associações representativas do setor.

“Um debate importante, são 18 anos de história da agricultura familiar com o biocombustível, ainda mais pelo momento importante que o mundo está passando, que a Bahia está passando, com a estiagem e a seca. Está na hora de debatermos mais, aprofundarmos mais e incluir outras culturas. Nós reivindicamos inclusive para dialogar sobre a cultura do ovinocaprino, sobre o sisal, incluir novas plantas, novas culturas, sem necessariamente ter que fazer algum tipo de agressão à natureza. A gente quer garantir que a economia circule para ser mais inclusiva e que a gente garanta a sustentabilidade do planeta”, destacou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso.

“O Brasil é um país de dimensões continentais, com sete biomas e com diversos povos. Essa ação tem o papel de ampliar o papel da agricultura familiar no território nacional, então, quanto mais tiver a participação da Agricultura Familiar, mais dinheiro no bolso do povo e mais participação dos jovens e das mulheres no campo. Na Bahia, a gente tem feito uma relação com a SDR, a CAR e outros órgãos no governo para avançar e entender quais são as cadeias e quais são os outros arranjos necessários para avançar nessa estratégia”, explicou Vivian Libéria, Diretora de Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Programação

O evento conta com palestras e discussões sobre a produção e os impactos do biodiesel ao nível mundial e no Brasil; pesquisa e a inclusão social da agricultura familiar no sistema produtivo do biodiesel; possibilidades para o protagonismo da agricultura familiar nos processos de industrialização e comercialização de biodiesel; fomento, cooperativismo e assistência técnica como instrumentos de inclusão social e produtiva dos agricultores familiares na cadeia do biodiesel, e o fortalecimento e consolidação da diretriz social do Plano Nacional de Produção e uso do Biodiesel.

Fonte: Ascom/SDR
Foto: Divulgação

Related posts

Sepromi desenvolve ações de combate ao racismo e outras violências no Carnaval

Fulvio Bahia

Secis e Senar assinam convênio para impulsionar agroecologia urbana em Salvador

Fulvio Bahia

Funceb inscreve professores de Dança, Teatro, Música, Circo e Audiovisual nos Cursos Livres da Escola de Dança

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais