BahiaFiscalizaçãoSalvadorTransporteTransporte Público

Semob inicia vistoria de táxis na próxima segunda (5)

A partir da próxima segunda-feira (5), os permissionários de táxis de Salvador deverão passar pela vistoria anual realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo.

Este ano, os taxistas poderão contar com a novidade de obter o alvará de circulação de forma totalmente on-line. Após a vistoria e com a liberação do veículo para circulação, o certificado será emitido digitalmente e já poderá ser acessado pelo permissionário.

“O alvará digitalizado visa trazer mais segurança e comodidade para o taxista, uma vez que pode ser acessado de forma rápida e segura, na tela do smartphone, tanto pelo condutor quanto pela própria fiscalização”, explicou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller. O gestor disse ainda que, com o alvará digital, não será mais necessário o adesivo no veículo para comprovar a vistoria.

Processo – Para realizar o serviço, todos os autorizatários devem fazer o agendamento através do site http://salvadordigital.salvador.ba.gov.br, buscar pela opção Inspeção Veicular Táxi, escolhendo o dia e horário. Os alvarás que estão programados para a vistoria do dia poderão ser atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de fazer o pré-agendamento. Quem desejar, também poderá antecipar as datas da vistoria, no entanto devem agendar o serviço.

Para realizar a vistoria, os permissionários devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o cartão de identificação e a autorização, ambos válidos e sem pendencias, o documento do veículo atualizado e, se for o caso, o selo GNV. O permissionário também deverá pagar a taxa de serviço, no valor de R$ 112,32. Serão verificados os equipamentos de segurança, parte elétrica, funilaria e programação visual de cada veículo.

Quem perder o prazo estipulado para cada alvará, poderá comparecer para fazer o procedimento após a data, porém já será considerado irregular pela fiscalização e não poderá atuar na atividade até que a vistoria seja realizada. As vistorias seguem até o dia 8 de novembro e a previsão é que sejam atendidos, diariamente, cerca de 100 autorizatários.

“A vistoria de táxis é importante para que o taxista possa realizar seu trabalho com segurança e tranquilidade. Além disso, ela oferece mais segurança aos usuários, que sabem que o veículo passou pela fiscalização municipal e que está utilizando um serviço mais seguro”, destacou o secretário.

Pendências e reprovações – Os veículos que forem reprovados durante a inspeção terão um prazo para que o proprietário o adeque às normas e retorne ao setor para nova vistoria. Caso o veículo não compareça dentro do prazo estipulado e seja flagrado pelos agentes de fiscalização exercendo a atividade, será notificado e penalizado.

Após aprovação na vistoria, as informações do veículo são lançadas no sistema Salvador Digital e é liberado o alvará de circulação. O documento tem validade de um ano e pode ser consultado de forma on-line.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Estudantes de Direito da UFBA vencem competição internacional na Europa

Fulvio Bahia

São João do Pelourinho reúne festa e cultura no mais famoso ponto turístico de Salvador

Fulvio Bahia

Festival Salvador incentiva empreendedorismo negro em collab até dia 31

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais