MunicípiosPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTransporte

Semob inicia vistorias de veículos de transporte escolar na capital baiana

Salvador tem 900 alvarás cadastrados para o transporte escolar

Os proprietários de veículos que atuam com transporte escolar devem ficar atentos. A Secretaria de Mobilidade (Semob), através da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), iniciou as vistorias do primeiro semestre para os veículos que realizam este tipo de atividade. A ação segue até o dia 17 de março, das 8h as 11h e das 13h as 16h, na sede da Cotae, nos Barris.

A Semob possui hoje cerca de 900 alvarás cadastrados para transporte escolar. Para realizar o procedimento, o autorizatário deverá agendar o atendimento através do site www. mobilidade. salvador. ba. gov. br, e aparecer à Cotae na data escolhida com a documentação exigida para realizar a vistoria, que inclui o cartão de identificação do autoritário ou auxiliar (caso tenha), o alvará de circulação da última vistoria, comprovante de residência, licenciamento do veículo atualizado, habilitação do condutor na categoria D e selo GNV.  

“Estas vistorias têm o objetivo de garantir que o transporte das crianças que utilizam esse serviço está sendo feito por profissionais capacitados, em veículos vistoriados, buscando sempre promover uma maior segurança a todos”, destacou a coordenadora da Cotae, Luila Neves. 

Uma das novidades para este ano é que a idade máxima do veículo passou de 15 para 20 anos. Além disso, também serão observadas as condições de higienização do veículo, estado de conservação, pneus e parte elétrica, controlador de velocidade (tacógrafo) – que já deve estar devidamente aferido pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) -, além dos equipamentos de segurança como extintor de 4 kg, macaco, triângulo e chave de roda.  Quem tiver qualquer tipo de pendência na documentação precisa resolver antes da realização da vistoria. Caso o motorista não possua toda a documentação no momento da vistoria, ou ainda que seja identificado algum item que não esteja em conformidade, o condutor deverá solucionar o problema para então solicitar uma nova vistoria. O permissionário que perder o prazo poderá fazer o procedimento após a data, porém já será considerado irregular pela fiscalização e não poderá atuar na atividade até que a vistoria seja realizada. 

Fonte: ASCOM PMS
Foto: ASCOM Semob

Related posts

Famílias de comunidade rural de Conceição da Feira celebram avanços na mandiocultura

Fulvio Bahia

Em uma década, capital baiana reduz mais da metade os números de acidentes e mortes no trânsito

Fulvio Bahia

Uma Quarta de FreePelô convida jovens a perderem o medo de Machado de Assis

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais