BRTMobilidade UrbanaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Semob promove viagem técnica no BRT com moradores de Salvador

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) está promovendo, desde a última terça-feira (18), uma série de viagens técnicas no BRT, para moradores de diversas regiões de Salvador. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), leva os cidadãos a conhecer as estações e estruturas do equipamento, com início na Estação Hiper.

Depois das regiões das subprefeituras da Cidade Baixa, Liberdade/São Caetano e Subúrbio/Ilhas, os residentes do Cabula tiveram a oportunidade de participar da ação, junto com técnicos da Semob e da SACPB. Novas viagens serão programadas em breve, contemplando moradores de outras regiões abarcadas pelas demais subprefeituras do município. 

“É importante mostrar para a comunidade o serviço do BRT, que é um ônibus diferenciado, mas usado com a mesma tarifa do sistema convencional. Os cidadãos passam a entender que eles vão ganhar muito tempo, e tempo hoje é qualidade de vida. O BRT está aqui, ele vai crescer, e tem muita coisa bacana por vir ainda neste projeto”, declarou o coordenador do BRT, Samuel Bacelar.  

Estação Pituba

No final de março, a Prefeitura entregou à população mais uma estação do BRT. O terminal, localizado nas imediações do Parque Júlio César, no Itaigara, conta com uma nova passarela no local, para a travessia de pedestres na região, oferecendo maior segurança aos usuários.

Com a entrega da estação Pituba, foi iniciada a operação de uma nova linha do BRT, a B02, com intervalos de até 13 minutos, nos horários de pico da manhã e da tarde. A linha sai da via exclusiva e segue pela Rua Rio Grande do Sul até a Avenida Octávio Mangabeira, retornando na Praça Nossa Senhora da Luz. De lá, os veículos sobem novamente para o Itaigara e voltam à faixa exclusiva. 

Neste percurso, o ônibus faz paradas em três pontos regulamentados para o embarque e desembarque dos usuários: nas imediações da Apae, na Praça Belo Horizonte e na Praça Nossa Senhora da Luz. Nestes pontos, o acesso ao BRT será feito exclusivamente através do Salvador Card ou demais cartões de integração, utilizados no sistema de transporte de Salvador.  

Todo o trecho é feito em faixa preferencial, já sinalizada na via. Não é permitido aos demais veículos transitar pela faixa preferencial. Neste caso, a exceção é, exclusivamente, para aqueles que fizerem uma conversão à direita, na rua Rio Grande do Sul, e à esquerda na rua Pernambuco, não sendo permitido o tráfego de forma contínua.  

Funcionamento

O BRT funciona de segunda a domingo, das 5h as 23h, na primeira parte do trecho 1, com as estações Rodoviária, Hiper e Cidadela, e o trecho 3, com as estações Parque da Cidade, Itaigara e Pituba. A tarifa custa apenas R$4,90 e faz integração com o ônibus convencional e o metrô, através de cartão de transporte.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Espetáculo Chiquita com Dendê estreia no Festival Curto Circuito

Fulvio Bahia

Marta Rodrigues cobra projeto para estruturas de trabalhadores na orla de Salvador

Fulvio Bahia

Clube de Escrita Livre Criativa e Curativa terá edição especial gratuita no MAM

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais