A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) está promovendo, desde a última terça-feira (18), uma série de viagens técnicas no BRT, para moradores de diversas regiões de Salvador. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), leva os cidadãos a conhecer as estações e estruturas do equipamento, com início na Estação Hiper.
Depois das regiões das subprefeituras da Cidade Baixa, Liberdade/São Caetano e Subúrbio/Ilhas, os residentes do Cabula tiveram a oportunidade de participar da ação, junto com técnicos da Semob e da SACPB. Novas viagens serão programadas em breve, contemplando moradores de outras regiões abarcadas pelas demais subprefeituras do município.
“É importante mostrar para a comunidade o serviço do BRT, que é um ônibus diferenciado, mas usado com a mesma tarifa do sistema convencional. Os cidadãos passam a entender que eles vão ganhar muito tempo, e tempo hoje é qualidade de vida. O BRT está aqui, ele vai crescer, e tem muita coisa bacana por vir ainda neste projeto”, declarou o coordenador do BRT, Samuel Bacelar.
Estação Pituba
No final de março, a Prefeitura entregou à população mais uma estação do BRT. O terminal, localizado nas imediações do Parque Júlio César, no Itaigara, conta com uma nova passarela no local, para a travessia de pedestres na região, oferecendo maior segurança aos usuários.
Com a entrega da estação Pituba, foi iniciada a operação de uma nova linha do BRT, a B02, com intervalos de até 13 minutos, nos horários de pico da manhã e da tarde. A linha sai da via exclusiva e segue pela Rua Rio Grande do Sul até a Avenida Octávio Mangabeira, retornando na Praça Nossa Senhora da Luz. De lá, os veículos sobem novamente para o Itaigara e voltam à faixa exclusiva.
Neste percurso, o ônibus faz paradas em três pontos regulamentados para o embarque e desembarque dos usuários: nas imediações da Apae, na Praça Belo Horizonte e na Praça Nossa Senhora da Luz. Nestes pontos, o acesso ao BRT será feito exclusivamente através do Salvador Card ou demais cartões de integração, utilizados no sistema de transporte de Salvador.
Todo o trecho é feito em faixa preferencial, já sinalizada na via. Não é permitido aos demais veículos transitar pela faixa preferencial. Neste caso, a exceção é, exclusivamente, para aqueles que fizerem uma conversão à direita, na rua Rio Grande do Sul, e à esquerda na rua Pernambuco, não sendo permitido o tráfego de forma contínua.
Funcionamento
O BRT funciona de segunda a domingo, das 5h as 23h, na primeira parte do trecho 1, com as estações Rodoviária, Hiper e Cidadela, e o trecho 3, com as estações Parque da Cidade, Itaigara e Pituba. A tarifa custa apenas R$4,90 e faz integração com o ônibus convencional e o metrô, através de cartão de transporte.
Fonte e Foto: SECOM