Inclusão SocialPessoas com DeficiênciaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Sempre apresenta as estratégias para construção do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) apresentou as estratégias para construção do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que ofertam atendimentos socioassistenciais para essa parcela da população. A apresentação ocorreu na última sexta-feira (28) e visa atender as prioridades das pessoas com deficiência, com vistas à melhoria na qualidade de vida e bem estar social, através da garantia de direitos.

Durante a apresentação, o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou que “a construção e, principalmente, a efetivação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência tem por finalidade a garantia do cumprimento dos direitos já estabelecidos e a ampliação dos serviços municipais nas áreas de educação, saúde, emprego e renda, esporte, lazer, mobilidade e outros”.

“Esse é mais um passo dado pela gestão municipal neste sentido, uma vez que já estão consolidadas em nossa estrutura a Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Município de Salvador (COMPED)”, complementou o gestor.

O Plano busca contemplar as mais diversas áreas como: ampliar a política de atenção inclusiva e integral à pessoa com deficiência no âmbito do município; garantir a acessibilidade, na perspectiva do desenho universal; efetivar a participação cidadã e a promoção social; proporcionar uma gestão da política municipal para pessoa com deficiência de forma articulada, transversal e integrada; e garantir o orçamento temático para a implantação e manutenção das ações que garantam, promovam e assegurem os direitos da pessoa com deficiência.

Além disso, o plano também tem o objetivo de aumentar as alternativas de inserção social da pessoa com deficiência, implementando ações que priorizem o seu desenvolvimento integral e ativo; criar projetos de empregabilidade e formação sobre emprego apoiado para ampliar a participação econômica da PCD; e concretizar procedimentos de monitoramento e avaliação da política para a pessoa com deficiência.

No planejamento estão previstas 4 etapas. A primeira consiste na apresentação da proposta às Organizações da Sociedade Civil. Em seguida, será divulgado o formulário de coleta de dados das OSCs e, na terceira, serão realizadas três oficinas de consulta pública, no auditório da Sempre, nos dias 8, 10 e 12 de maio, com vistas à elaboração de ações e estratégias para efetivar o plano. Por fim, serão realizadas cinco audiências públicas com o Ministério Público e a Defensoria Pública presentes, além da participação da sociedade civil.

Fonte: SECOM PMS | Foto: Vitor Santos/ Sempre

Related posts

Marinha abre 66 vagas para o Serviço Militar Voluntário em cidades da BA; confira como participar do processo seletivo

Fulvio Bahia

Maio Amarelo: Circuito Infantil de Bike da Transalvador promove diversão e aprendizagem 

Fulvio Bahia

Encontro discute propostas de Salvador para redução dos plásticos nos oceanos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais