Ação SocialInclusão SocialPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Sempre realiza atividades para mulheres em unidades socioassistenciais

Entre as ações estão palestras sobre protagonismo feminino, autoestima e conscientização sobre direitos e sobre combate à violência doméstica.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através das unidades descentralizadas que ofertam serviços socioassistenciais, realiza, de 8 a 13 de março, atividades que fomentam o aumento da autoestima e do empoderamento social e econômico das mulheres atendidas pelas unidades. Entre as ações estão palestras sobre protagonismo feminino, autoestima e conscientização sobre direitos e sobre combate à violência doméstica. 

De acordo com o secretário da Sempre, Junior Magalhães, as mulheres formam o maior número de pessoas atendidas nas 65 unidades descentralizadas da Secretaria. “Elas também compõem mais de 77% das responsáveis pelas inscrições do Cadastro Único, apresentando, desta forma, algum nível de vulnerabilidade social, como as situações de pobreza ou extrema pobreza. Por esse motivo, promover ações e atividades que realizam atendimentos, estimulam o autocuidado, conscientiza sobre direitos e ainda gera oportunidade de trabalho e renda, provocando o sentimento de valorização e assim elas adquirem a confiança necessária para traçar e iniciar atividades para o seu desenvolvimento social, familiar e comunitário”, frisou. 

Na última quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, as atividades ocorreram nos Restaurantes Populares de São Tomé de Paripe e Pau da Lima; nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Lagoa da Paixão, Valéria, Ilha de Maré e Pau da Lima; e nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) Boca da Mata.    

Atendida pelo Cras de Pau da Lima, Geni Barbosa participou da atividade desenvolvida pela parceria entre o Restaurante Popular e a unidade. Após a palestra sobre a “A mulher na contemporaneidade e suas lutas históricas”, que abordou temas como violência contra mulher, mercado de trabalho e empoderamento, ela declarou a importância da iniciativa. “Eu precisei viver 72 anos para assistir uma palestra dessa, muito boa, maravilhosa. Muitas vezes eu passei por tudo isso, e nem sabia, achava que estava errada, que não sabia fazer as coisas, mas acabei de compreender, hoje, que nem era eu”, concluiu. 

Programação: 

– 9/3/2023 (quinta-feira) – 14h – Cras Itapuã 

Palestras sobre protagonismo feminino, autoestima e conscientização sobre direitos. 

– 10/3/2023 (sexta-feira) – 9h às 12h e 13h30 às 16h60 – Cras Paripe 

Oficina de maquiagem; 

Palestra sobre controle financeiro; 

Atividade para cuidado com a mente e o corpo. 

– 13/3/2023 (segunda-feira) – 13h – Creas Boca da Mata 

Palestra sobre o Combate à Violência Doméstica e Questões Jurídicas 

Fonte: SECOM PMS
Foto: ASCOM Sempre

Related posts

Bruno Reis volta à Brasília para reunião com ministro das Cidades sobre crise nacional do transporte público

Fulvio Bahia

Prefeituras da RMS montam esquemas especiais de transporte durante greve de rodoviários; confira

Fulvio Bahia

CCR Metrô Bahia amplia horário de funcionamento para atender clientes durante o Festival SouJuvs

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais