BahiaDireitos HumanosDiversidade de GêneroIgualdade de GêneroPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Semur convoca entidades da sociedade civil para eleição do Conselho Municipal LGBT+

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) convoca as entidades da sociedade civil para participar do processo eleitoral que vai escolher titulares e suplentes das entidades representantes que atuarão no Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (CMLGBT+) de Salvador, no biênio 2024/2025. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da quarta-feira (6) e pode ser consultado no site www.dom.salvador.ba.gov.br.

Podem participar do processo as entidades com reconhecida atuação no campo da promoção da cidadania e defesa dos direitos da população LGBT+ na capital baiana. A convocação segue até o próximo dia 19 e poderão concorrer, para ocupar uma das 13 vagas, representantes das organizações da sociedade civil (OSCs) sem fins lucrativos, formalmente constituídos com cadastro no CNPJ, OSCs não Personificadas ou de Fato e Ativistas Individuais dos Direitos Humanos da População LGBT, com atuação comprovada há dois anos em Salvador.

No ato do preenchimento da ficha de inscrição, é preciso informar os nomes do titular e suplente, e marcar a categoria que deseja representar. Regularmente inscrita, a organização passa a ter o direito a dois votos para votar e ser votado. A eleição vai acontecer de forma presencial no dia 18 de abril, das 9h às 12h, no Centro LGBT+ Vida Bruno, no Rio Vermelho.

“O Conselho LGBT e órgãos colegiados têm a função de fazer debates e diálogos com demais entes da sociedade para a formulação e implementação das políticas públicas LGBT. Isso quer dizer que, sem a atuação do Conselho, não teremos as conferências distritais, importantes para o município. Além disso, precisamos atualizar o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos LGBT, e só o Conselho pode apresentar um texto do documento atualizado que foi escrito com a participação da OSC em 2016”, ressalta o coordenador da Política de Cidadania e Direitos Humanos da População LGBT da Semur, Marcelo Cerqueira.

Regimento – O Regimento Eleitoral de escolha de representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (CMLGBT+), para um mandato de dois anos, é contado a partir da posse dos eleitos.

As vagas serão preenchidas por representantes das entidades distribuídas conforme os seguintes setores: uma segmento de Mulheres Lésbicas e/ou Bissexuais; uma do segmento de Mulheres Travestis e Transsexuais; uma do segmento de Homens Trans; uma do segmento de Homens Gays e/ou Bissexuais; uma do segmento de Pessoas com Deficiência LGBT+; uma de Ativista Independente LGBT+; uma do segmento de pessoas Negras LGBT+; uma do segmento Redes e Fóruns LGBT+; uma do segmento Sindicatos e Entidades de Classe, que atuem junto à população LGBT+ mediante comprovação das ações realizadas; duas do segmento de Paradas do Orgulho LGBT+; e duas de Grupos e Núcleos de Pesquisa de Instituições de Ensino Superior, com notório trabalho em sexualidade, diversidade sexual e de gênero, bem como referente aos direitos da população LGBT+.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Confira as vagas de empregos oferecidas pelo SineBahia nesta terça (23)

Fulvio Bahia

Bruno Reis sobre debate com Geraldo Júnior: “Topo, eu não tenho dificuldade nenhuma”

Fulvio Bahia

Cinco sequestradores são presos e reféns liberados em São Gonçalo dos Campos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais