A Avenida Bonocô será a primeira via de Salvador a contar com uma motofaixa, espaço exclusivo para a circulação de motociclistas. O anúncio feito pela Transalvador nesta quarta-feira (12) representa uma grande vitória para a mobilidade urbana e para a segurança no trânsito da cidade. O vereador Randerson Leal (PODEMOS) comemorou a conquista, lembrando que é autor do Projeto de Lei nº 156/2024, aprovado na Câmara Municipal, que propõe a criação da Faixa Azul, uma área específica para motos em vias de grande circulação.
“Essa é uma luta que iniciamos em 2024 com a apresentação do projeto da Faixa Azul, inspirado em iniciativas bem-sucedidas de outras cidades. É gratificante ver Salvador avançando e garantindo mais segurança para os motociclistas, que são as maiores vítimas de acidentes de trânsito na nossa cidade”, destacou Randerson Leal.
O projeto de Randerson Leal foi protocolado em setembro e aprovado em dezembro de 2024 e tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas, especialmente aqueles que circulam entre os veículos em trânsito. A proposta também busca estimular um comportamento mais seguro e disciplinado, tanto entre condutores de motos quanto entre motoristas de carros e ônibus.
A Transalvador registrou, somente em 2024, um total de 3.063 sinistros envolvendo motocicletas em Salvador, com 84 vítimas fatais, sendo 61 delas motociclistas. Se comparado ao total de mortes no trânsito este ano (142 óbitos), 59% foram resultado de acidentes com motos, um número alarmante que exige soluções imediatas.
“Precisamos agir para evitar que tantas vidas sejam perdidas nas grandes avenidas de Salvador. A Faixa Azul é uma medida urgente e necessária para organizar o fluxo de motos e criar um espaço seguro para os motociclistas. Não podemos aceitar que acidentes fatais continuem acontecendo por falta de medidas eficazes de segurança”, reforçou Randerson.
A autorização para a implementação da Faixa Azul em Salvador foi publicada por meio da Portaria nº 112 do Ministério dos Transportes, tornando a capital baiana a terceira do país a receber o projeto. A iniciativa foi viabilizada após estudos da Prefeitura de Salvador, que demonstraram a necessidade e viabilidade da motofaixa.
A expectativa é que, com a implantação da motofaixa na Bonocô, Salvador possa ampliar o projeto para outras vias de grande circulação, garantindo mais segurança e reduzindo significativamente os acidentes com motociclistas. “Seguiremos trabalhando para que a faixa exclusiva para motociclistas se torne uma realidade em toda a cidade, salvando vidas e garantindo um trânsito mais seguro para todos”, concluiu Randerson Leal.
Fonte / Foto: Ascom ver Randerson Leal – Podemos