BahiaGoverno do EstadoMunicípiosSaneamento Básico

Senhor do Bonfim: Obra de esgotamento tem 85% da 1ª etapa concluídos

A infraestrutura que está sendo implantada, na 1ª etapa, vai permitir atender com coleta e tratamento de esgoto 29% dos domicílios do município.

A 1ª etapa de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Senhor do Bonfim está com 85% da infraestrutura prevista concluída e em fase de implantação de rede coletora em alguns bairros da sede municipal. O investimento, nesta etapa, é de R$ 49,3 milhões, com recursos federais financiados junto ao BNDES e próprios da Embasa, e vai dar acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto para 5.089 domicílios já no final deste ano.

A estação de tratamento de esgoto, na localidade de Passagem Velha, uma estação de bombeamento, no bairro Tomaz Guimarães, e redes coletoras nos bairros Marista, Mutirão, Derba e Tomaz Guimarães já foram concluídas. Resta concluir a implantação de rede coletora no Alto da Maravilha, Vicente, Olaria e Centro. As frentes de trabalho estão em andamento, sendo que no Centro estão paralisadas até o final deste mês, devido aos festejos juninos.

A implantação do sistema de esgotamento sanitário de Senhor do Bonfim é um empreendimento previsto no contrato de programa da Embasa com o município e representa um empreendimento realizado em duas etapas. A infraestrutura que está sendo implantada, na 1ª etapa, vai permitir atender com coleta e tratamento de esgoto 29% dos domicílios do município.

Segundo o presidente da Embasa, Leonardo Góes, esse empreendimento envolve a implantação da infraestrutura mais pesada, que inclui estação de tratamento, estação de bombeamento e bacias de esgotamento nos bairros centrais de Senhor do Bonfim e próximos da unidade de tratamento. “Nos próximos anos, mais investimentos estão previstos para disponibilizar o acesso à coleta de esgoto em outras áreas do município e, assim, atender a meta legal de universalização que é de 90% de cobertura”, explica Leonardo.

Relacionamento com a comunidade

A obra de implantação do SES de Senhor do Bonfim é acompanhada de serviços ambientais e de trabalho social junto às comunidades impactadas e ao poder público municipal. Todas as frentes de trabalho são semanalmente informadas aos órgãos da Prefeitura responsáveis por trânsito, ordem pública e infraestrutura; às lideranças comunitárias residentes na área onde vai haver a intervenção e aos técnicos da Embasa responsáveis pela operação da rede distribuidora de água, para evitar interferência das escavações nas tubulações de água.

A entrada em determinada área para implantação de tubulação e estruturas de esgotamento sanitário também é precedida da mobilização dos moradores, nos locais de intervenção, visando informá-los e explicá-los sobre os impactos momentâneos e os ganhos para a saúde pública, o meio ambiente urbano e os recursos hídricos da bacia do rio Itapicuru, manancial de vários municípios da região.

Segundo o gerente de obras, Álcio Belo, a empresa leva, em uma rua ou avenida, uma média de 45 dias para instalar a tubulação da rede, pois o trabalho é feito em pequenos trechos para minimizar o impacto junto à comunidade. “Quando saímos do local, aplicamos uma pesquisa de avaliação da qualidade da repavimentação feita pela obra junto aos moradores e a representantes do poder público municipal para promover os ajustes que sejam apontados”, explica Belo.

O relacionamento com a comunidade impactada também se faz pelo WhatsApp 74 99161-2789 ou pelo e-mail vplbonfim@gmail.com. Por meio desses canais, é possível enviar sugestões, registrar reclamações e tirar dúvidas sobre as frentes de serviço da obra. A Embasa também presta conta dos trabalhos em andamento à Comissão de Acompanhamento da Obra, composta de representantes das comunidades impactadas e do poder público municipal, e efetua os ajustes alinhados nessa comissão.

Fonte / Foto: Ascom/Embasa

Related posts

Jerônimo Rodrigues participa da entrega do projeto de lei do Ensino Médio ao presidente Lula

Fulvio Bahia

Homem aluga carro com amigo de infância e acaba detido por receptação em Santo Antônio de Jesus

Fulvio Bahia

IBAMETRO participa da Bahia Farm Show e reforça a importância da metrologia no setor agrícola

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais