ArteBahiaCarnavalCultura

Série documental baiana Bahia da Fé ao Profano inspira tema do Carnaval 2025 da Mancha Verde, bicampeã do Carnaval de São Paulo

A Escola de Samba Mancha Verde escolheu como tema de seu Carnaval 2025 a série documental “Bahia da Fé ao Profano”, criada, roteirizada e dirigida pelo cineasta, roteirista e jornalista baiano Gastão Netto. A produção, exibida na TV Futura, na Globoplay e em outras plataformas, chamou a atenção da escola pela sua narrativa envolvente e pela representação autêntica da cultura popular baiana. Diante dessa conexão, a diretoria da Mancha Verde entrou em contato com Gastão Netto que autorizou a escola a utilizar o nome da série produzida na Bahia como tema e título do enredo no Carnaval 2025, além de permitir a criação do samba inspirado na obra original.

“Quando recebi a ligação, fiquei surpreso e feliz. Afinal, a Mancha Verde é uma das grandes potências do Carnaval de São Paulo, e ver a história contada na série ganhar essa dimensão na avenida é um reconhecimento imenso ao trabalho de toda a equipe e, principalmente, à cultura popular baiana. O sincretismo, a fé e o profano se encontram na Bahia de maneira única, e essa energia estará representada no desfile. Será emocionante ver a série sair das telas diretamente para as ruas!”, declara Gastão Netto.

A primeira temporada da série Bahia da Fé ao Profano mergulha na dualidade entre o sagrado e o profano em festas populares da Bahia, revelando como fé, história) e cultura se entrelaçam em celebrações como a Festa de Iemanjá, a Lavagem do Bonfim, a Festa do Bom Jesus dos Navegantes e a Festa de Santa Bárbara, em Salvador, além da Festa da Boa Morte, em Cachoeira, e a Festa de São Bartolomeu, em Maragogipe. O documentário apresenta depoimentos de moradores, turistas, historiadores e religiosos, reforçando a importância da preservação das tradições que moldam a identidade cultural do Brasil.

A série, que foi exibida na TVE Bahia, na TV Futura e nas plataformas Globoplay e Apple TV, também registrou o último trabalho do renomado diretor de fotografia Antonio Luiz Mendes, referência do cinema brasileiro, que faleceu em 2021, vítima da Covid-19.

O Carnaval 2025 da Mancha Verde promete ser um grande tributo à cultura e à diversidade baiana, trazendo para o Sambódromo do Anhembi toda a magia, as cores e os sentimentos que “Bahia da Fé ao Profano” tão bem retratou em sua jornada audiovisual.

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

Agricultura familiar mostra robustez com produtos e logística na Super Bahia 2023

Fulvio Bahia

Segunda noite do São João da Bahia contou com grandes atrações e muita música

Fulvio Bahia

Governo do Estado realiza entregas para produtores de ovinos e caprinos de Oliveira dos Brejinhos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais