CiênciaMunicípiosTecnologia

Serrinha, Juazeiro, Irecê e Eunápolis abrem os trabalhos da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cecti), promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), busca mobilizar o ecossistema de CT&I em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e inovador de cada região. Através de 11 plenárias macroterritoriais, a ação pretende construir políticas públicas alinhadas às necessidades locais. Na última terça-feira (27), com as presenças de autoridades e representantes da academia, do setor produtivo, do poder público e da sociedade civil, as cidades de Serrinha, Irecê, Juazeiro e Eunápolis abriram os trabalhos da Cecti.

Após a abertura do evento, os participantes foram divididos em quatro grupos temáticos para desenvolver sugestões que atendam às demandas regionais. Foram debatidas propostas que irão embasar a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para 2024-2035 e a formulação da Nova Política Estadual de CT&I. As ideias geradas serão compiladas em um documento para a etapa estadual e, em seguida, serão analisadas e aprovadas pelo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciteci).

O secretário da Secti, André Joazeiro, presente em Serrinha, destaca a construção participativa da Nova Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). “Estamos trabalhando para fazer a política estadual de CT&I com a cara do governador Jerônimo Rodrigues. O que isso significa? É fazer a construção de forma participativa, ouvir todos os setores, trabalhar com a juventude, trabalhar com o interior do estado da Bahia, participar nos territórios e ouvir os territórios. Portanto, construção da política para interiorização, para desenvolvimento socioeconômico local e para juventude deve ser feita dessa forma”.

O reitor do IF Baiano, Prof. Aécio Duarte, presente em Serrinha, acredita que o evento é um impulso adicional para as áreas de CT&I no estado. “É com muita alegria que participamos dessa iniciativa, enxergando como uma oportunidade real de promover mudanças significativas na ciência, pesquisa, tecnologia e inovação em todo o Brasil. As macroterritoriais são importantíssimas, porque aproximam esse processo dos territórios, das pessoas e dos estudantes. O IF Baiano vem somar a esse esforço conjunto, contribuindo para que dê certo”.

Para o gerente regional do Sebrae de Irecê, Edirlan Miranda, a conferência estreita os laços do setor público e empresarial. “A CECTI permite que os empreendedores coloquem o seu olhar e a sua necessidade diante do governo. Com essa ação, o Estado demonstra sua intenção de realmente compreender quem precisa ter acesso às políticas. Eu valorizo essas estratégias de escuta de baixo para cima, de forma a construir uma sociedade muito mais democrática”, diz.

Na plenária de Juazeiro, Marcio Angelo, representante da sociedade civil organizada, do Colegiado Territorial do Sertão do São Francisco, ressalta a importância dos instrumentos norteadores para o fortalecimento dos movimentos. “É fundamental a gente ter acesso a uma política pública que possa fortalecer nossa atividade e organizações. Quando falamos de tecnologia, falamos sobre futuro e desenvolvimentos”, comenta.

As plenárias em Serrinha, Irecê, Juazeiro e Eunápolis foram conduzidas pelo assessor de Planejamento e Gestão da Secti, que é também coordenador Geral da CECTI, Edson Valadares, pelo coordenador de Relações Institucionais, Salvador Brito, pelo coordenador de Assuntos Estratégicos, Sócrates Santana, e pela diretora de Políticas e Programas, Sahada Luedy, respectivamente. Os próximos encontros estão marcados para quinta-feira (29), a partir das 8h30, nos municípios de Ilhéus (Uesc), Seabra (Ifba) e Senhor do Bonfim (Uneb). As inscrições para a etapa macroterritorial estão abertas e podem ser feitas através do link https://bit.ly/4946tkv. Para mais informações sobre o evento, visite o site da Secti.

Fonte: Ascom/Secti
Foto: Divulgação

Related posts

Os componentes da Cannabis e uma medicina personalizada

Fulvio Bahia

Ausência de Fundo Municipal da Pessoa Idosa motiva MP a ajuizar ação contra o Município de Candeias

Fulvio Bahia

Parque Tecnológico da Bahia prorroga inscrições de edital para incubação de startups

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais