Câmara Municipal de SalvadorHomenagemPolítica

Sessão especial na Câmara celebra 50 anos da ASTAPE e sua participação na vida dos petroleiros

A Câmara Municipal de Salvador vai realizar uma sessão especial, nesta segunda-feira (27), em homenagem aos 50 anos da Associação dos Trabalhadores, Aposentados e Anistiados da Petrobras (Astape).

O evento vai acontecer no Plenário Cosme de Farias, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa (www.facebook.com/tveradiocam). A Astape foi criada com o objetivo de ampliar as ações sociais junto aos aposentados e pensionistas.

Segundo a solicitante da sessão, vereadora Marta Rodrigues (PT), a Astape se tornou ao longo desses anos mais um instrumento de luta pelos direitos trabalhistas e em defesa da Petrobras, tendo papel fundamental num dos períodos de maior ataque e desmonte no governo de 2018 a 2022.

“São trabalhadoras e trabalhadores que participaram do processo de ascensão da Petrobras, que estiveram à frente transformando a Petrobras em orgulho da nação, que trouxe desenvolvimento social e benefícios para a sociedade brasileira”, disse.

Presidente da Astape-BA, Honaldo Moreira, faz questão de ressaltar o trabalho essencial desenvolvido pela associação ao longo desse meio século. “Um papel muito importante que sempre desenvolvemos. Nas décadas de 70 e 80 no meio de fatos novos como a criação da Petros e os desencontros como a não aceitação por muitos petroleiros; nas décadas seguintes com processos políticos de mudanças na `Petrobrás, que vieram mexer com a vida dos petroleiros como criação da Amas, migração, repactuação e equacionamentos assassinos que estão dizimando a família petroleira”, afirma ele.

O presidente da Astape acrescenta, ainda, que os novos desafios serão grandes e complexos. “A manutenção da Petrobrás como patrocinadora do plano Petros, a estabilidade do plano e obter um equacionamento dos equacionamentos”.

“Quanto ao futuro da Petrobrás vivemos a era das incertezas dado ao tamanho das influências externas que fogem muitas vezes ao desejo de resolver. A Petrobrás sempre foi é e continuará sendo uma das maiores empresas do mundo”, destaca Honaldo.

Fonte: ASCOM ver Marta Rodrigues – PT
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Comissão de Cultura da CMS discute situação de teatros e ausência de casas de espetáculos na capital

Fulvio Bahia

PC do B realiza convenção em São Francisco do Conde e lança candidatura de Ró Valentim

Fulvio Bahia

Lei oficializa o forró como manifestação da cultura nacional

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais