Em 28 de agosto é comemorado o dia da avicultura, atividade que se dedica à criação de aves visando a produção de alimentos, sobretudo carne e ovos. O frango, claro, se destaca nesse cenário, mas a avicultura inclui outros animais, como o peru, codorna, ganso e avestruz. Essa atividade se divide em áreas. Entre as principais, estão a avicultura de corte, na qual as aves são destinadas ao abate, e a de postura, quando têm por finalidade a produção de ovos.
Na Bahia, a avicultura é responsável por empregar cerca de 11 mil pessoas, com 559 estabelecimentos espalhados pelo estado, sendo 33 de postura e 526 de corte, com destaque para os municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos, segundo dados de 2020 da Associação Baiana de Avicultura (ABV).
Evento
Para marcar a data, a cidade de Feira de Santana recebe, pelo segundo ano consecutivo, a 2ª Feira de Avicultura e Suinocultura Baiana. O evento começa nesta terça-feira (29), e se estende até 31 de agosto, com programação que inclui feira de negócios e palestras gratuitas. A iniciativa busca, segundo a organização, criar caminhos e estratégias, buscando inovar ideias, processos, ferramentas e serviços na área.
Para esse ano, a organização definiu como tema “Inovando, Gerando Negócios e Conhecimento para a Avicultura e Suinocultura Baiana”. Nesta edição, a Feira de Avicultura e Suinocultura Baiana contará com a participação do secretário estadual da Agricultura, Wallison Tum, que integrará a mesa de abertura e vai participar de discussões com os maiores players do setor.
A programação completa da 2ª Feira de Avicultura e Suinocultura Baiana está disponível em: https://aviculturadonordeste.com.br/feirabaiana/#1687878051817-6d22a0ca-8e4c.
Fonte: Ascom/Seagri
Foto: Divulgação