Previsão é de que o afundamento aconteça em 2024, dando origem a recifes artificiais
O Secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, assinou, na última quinta-feira (20), em Salvador, a ordem de serviço que autoriza o afundamento controlado de dois navios na Baía de Todos-os-Santos.
O processo de afundamento do antigo ferryboat Juracy Magalhães e do casco do navio-varredor Anhatomirim, doado pela Marinha, será feito pela Engesub, especializada em naufrágios assistidos. A empresa venceu a licitação para a realizar o serviço, que deve seguir um controle ambiental rigoroso.
Participaram da solenidade onde a decisão foi tomada representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do trade turístico e de entidades náuticas, o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, o diretor da Engesub, Rodrigo Reis, entre outras autoridades.
Durante a cerimônia, eles assistiram ao vídeo do afundamento do ferry Agenor Gordilho e do rebocador Vega, em 2020, nas imediações do Yacht Clube da Bahia. As imagens mostram que, poucos dias após a operação, as embarcações já começavam a atrair vida marinha.
A previsão é de que o afundamento aconteça em 2024, dando origem a recifes artificiais. No momento, é preciso escolher o local onde o naufrágio assistido deve acontecer.
Fonte: IBahia | Foto: Reprodução