Governo do EstadoMeio AmbienteSalvador

Setur autoriza o afundamento de navios na Baía de Todos-os-Santos

Previsão é de que o afundamento aconteça em 2024, dando origem a recifes artificiais

O Secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, assinou, na última quinta-feira (20), em Salvador, a ordem de serviço que autoriza o afundamento controlado de dois navios na Baía de Todos-os-Santos.

O processo de afundamento do antigo ferryboat Juracy Magalhães e do casco do navio-varredor Anhatomirim, doado pela Marinha, será feito pela Engesub, especializada em naufrágios assistidos. A empresa venceu a licitação para a realizar o serviço, que deve seguir um controle ambiental rigoroso.

Participaram da solenidade onde a decisão foi tomada representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do trade turístico e de entidades náuticas, o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, o diretor da Engesub, Rodrigo Reis, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, eles assistiram ao vídeo do afundamento do ferry Agenor Gordilho e do rebocador Vega, em 2020, nas imediações do Yacht Clube da Bahia. As imagens mostram que, poucos dias após a operação, as embarcações já começavam a atrair vida marinha.

A previsão é de que o afundamento aconteça em 2024, dando origem a recifes artificiais. No momento, é preciso escolher o local onde o naufrágio assistido deve acontecer.

Fonte: IBahia | Foto: Reprodução

Related posts

Agência Francesa de Desenvolvimento convida governo baiano para conhecer políticas públicas de envelhecimento e cuidados prolongados

Fulvio Bahia

Hilton reivindica ação governamental para pagamento imediato do Fundef

Fulvio Bahia

“Salvador é a capital campeã em miséria e desnutrição infantil”, afirma Geraldo Júnior em nova propaganda do MDB

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais