Com realização do Clube de Lu Rai z Livraria e Confralib e apoio da Café Fofoca e Arte, programação da Flicafé conta com exposição, sarau, sessões de autógrafos, contação de histórias e muito mais. Primeira edição do evento acontece nos dias 29 e 30 de setembro.
Com o intuito de incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros, o Shopping Itaigara deu início a uma importante ação que visa se tornar permanente no calendário de eventos do empreendimento: a Flicafé. O Movimento Literário no Shopping Itaigara é um projeto colaborativo que conta com a realização do Clube da Lu Raiz Livraria e Confraria de Autoras de Literatura Infantojuvenil da Bahia – Confralib e o apoio da Loja Café Fofoca e Arte. O evento fará parte do calendário mensal do shopping e será sempre realizado na última sexta-feira e sábado do mês. Serão dois dias de atividade culturais gratuitas, nos horários de funcionamento do shopping, entre 9h e 20h, com uma programação artística e cultural variada, que inclui exposição de livros de autores baianos, com sessão de autógrafos, sarau, contação de histórias, recital de poesias, entre outras ações. A primeira edição do Flicafé será realizada nos dias 29 e 30 de setembro.
“O Shopping Itaigara abraçou essa iniciativa tão nobre dos nossos parceiros por entender que a cultura é a base de tudo. É com educação e cultura que a gente consegue contribuir para uma sociedade mais evoluída e, assim, todo mundo sai ganhando”, afirmou Gilson da Hora, gerente de Marketing do Shopping Itaigara. O Clube de Lu Raiz Livraria e a Confralib, através de uma curadoria para a escolha dos títulos que serão expostos, têm possibilitado essa circulação e visibilidade, levando livros de autores baianos para diferentes espaços, como as feiras e a loja Café, Fococa e Arte. As atividades da Flicafé acontecerão próximo a esta loja, no segundo piso do Shopping Itaigara.
Sobre a iniciativa
O Clube de Lu Raiz Livraria, clube de livros que tem dentre os objetivos a promoção do acesso ao livro e à literatura nacional contemporânea, vem participando de feiras literárias e levando livros de autores baianos de gêneros diversos para diferentes espaços como ruas, escolas, praças, bienais de livros, entre outros, em parceria com a Confralib, movimento que tem se ampliado e atingido diferentes púbicos. “A proposta desta atividade é trazer a literatura baiana para o Shopping Itaigara, lugar que tem imagem e relacionamento importantes com o público e que tem ambiente propício ao cuidado que os livros necessitam”, explicou Katiana Rigaud, idealizadora do Clube de Lu. “Queremos oportunizar a circulação e divulgação da produção literária baiana contemporânea nesse espaço que é potencialmente um multiplicador dos propósitos que nos move, tendo como ponte a loja Café, Fofoca e Arte, também parceira”, completou.
“Acreditamos que a literatura deve estar presente em todos os lugares possíveis e acreditamos que a produção literária contemporânea deve ser conhecida e estimulada, compreendendo que a cultura é algo vivo e deve fazer parte do nosso cotidiano”, defendeu Jaqueline Adans da loja Café Fofoca e Arte. Com relação à literatura baiana, além dos grandes cânones já conhecidos pelo público, ela explica que há uma relevante produção que abrange livros de produção independente e também os que são publicados por pequenas editoras, que dão continuidade ao legado dos clássicos e estão mais próximos de nós em relação à literatura estrangeira.
Serviço:
O que: Flicafé
Quando: Sexta-feira e sábado, 29 e 30 de setembro
Onde: Shopping Itaigara, 2º piso (próximo à loja Café Fofoca e Arte)
Programação:
Sexta-feira, 29/09
09h às 09h30 – Voz e violão com Simba
10h10 às 10h40 – Contação de história Katiana Rigaud – Todo mundo é muita gente
10h50 às 11h20 – Contação de história Sintia Aquino – O cabelo de Artur
11h30 às 12h – Contação de história Adriana Freitas – O mar me contou
14h10 às 14h40 – Contação de história Noélia Bartilotti – O Grande Mágico Euqirneh
14h50 às 15h20 – Contação de história Katiana Rigaud – Todo mundo é muita gente
15h30 às 16h – Contação de história Marcia Mendes – Dandara, cadê você?
16h10 às 16h40 – Contação de história Celina Bezerra – Charles, a estrela autista
17h20 às 18h20 – Música ambiente ao vivo com Vini Sax
Sábado, 30/0
14h às 14h30 – Lançamento e contação de história com Palmira Heine – A cigarra e a formiga
14h50 às 15h20 – Contação de história com Jaqueline Santos – Tede & Tuly: descobertas na biblioteca
15h30 às 16h – Contação de história Palmira Heine – Chapeuzinho no Pelô
16h10 às 16h40 – Lançamento e contação de história com Celina Bezerra – Sara, a sereia rara
17h20 às 18h20 – Sarau poético aberto mediado por José Sérgio Batista
*Haverá exposição e comercialização de livros nos dois dias, durante todo o horário de funcionamento do shopping.
Fonte / Imagem: Divulgação