O vereador de Salvador, Silvio Humberto (PSB), fez duras críticas à organização do Carnaval da capital baiana e cobrou mudanças estruturais para as próximas edições da festa. Durante sua participação na saída da Banda Olodum, no Pelourinho, nesta sexta-feira (28), ele reacendeu a polêmica sobre a passarela que liga o Morro do Ipiranga a um camarote no circuito Barra-Ondina.
Para Humberto, a instalação da estrutura simboliza as desigualdades sociais da cidade. “Eu acho que eles se superaram com aquela passarela. É uma inovação da desigualdade. Não basta o tratamento dado aos ambulantes, que nós já sabemos qual é. A inovação da passarela segue a premissa da lógica econômica: os mesmos ganham dinheiro enquanto os negros estão passando por baixo”, criticou.
O vereador defendeu a necessidade de um compromisso político para transformar a festa em um evento mais igualitário. “Precisamos decidir se queremos um Carnaval com igualdade já, ou se vamos continuar nesse discurso de que ‘estamos melhorando’ sem mudanças efetivas”, afirmou.
Para ele, as desigualdades evidenciadas na folia são um reflexo do cotidiano da cidade. “O Carnaval só reflete os outros dias que não são Carnaval. Se a cidade é desigual, não será durante a festa que essa realidade vai mudar”, concluiu.
Fonte / Foto: Ascom ver Silvio Humberto – PSB