O presidente da Comissão de Cultura e vereador Sílvio Humberto apresentou indicação para criação de uma casa de acolhimento exclusiva para artistas idosos de Salvador. A iniciativa busca garantir amparo àqueles que devido à natureza de sua profissão – que frequentemente não oferece aposentadoria formal –, enfrentam dificuldades de subsistência, saúde, moradia, apoio social e convívio familiar na velhice.
“Salvador é um celeiro de artistas, especialmente na música, mas também em outras áreas como teatro, artes visuais e literatura. A cidade é berço de diversos gêneros musicais importantes para a cultura brasileira, como o axé e o samba-reggae, e possui uma rica história de movimentos culturais que a tornam um pólo artístico e cultural. Todavia, muitos desses artistas, especialmente na velhice, enfrentam dificuldades financeiras e de reconhecimento, uma vez que o mercado de arte valoriza muito mais o novo talento e a produtividade, deixando de lado a experiência e a sabedoria dos artistas mais velhos”, reflete o vereador.
O projeto nº 203/2025 é resultado de uma reivindicação da categoria, representada por diversos segmentos em audiência pública que discutiu a seguridade social dos artistas na Câmara Municipal no mês de abril, sob a presidência do parlamentar. O projeto requer à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE), pasta responsável por prestar assistência a pessoas em vulnerabilidade social, um programa de acolhimento institucional para idosos artistas com 60 anos ou mais. A proposta é que a casa seja localizada no quadrilátero cultural de Salvador, uma área culturalmente vibrante que oferece inúmeras possibilidades de espaços para abrigar a Casa/Retiro.
O projeto segue em trâmite na Casa Legislativa e poderá ser votado ainda neste mês de maio.
Fonte / Foto: Ascom ver Silvio Humberto – PSB