MundoPolíticaSalvador

Sílvio Humberto (PSB) tem projeto citado pela Harvard University

O Dia Municipal das Ações Afirmativas, data instituída pelo vereador Sílvio Humberto (PSB) no município de Salvador, e que teve como marco o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, que considerou constitucional a políticas de cotas étnico-raciais para o acesso de estudantes da rede pública às universidades públicas, foi destaque na edição do mês de abril do Boletín de Alari, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

O Boletín é um informativo criado pela Universidade em colaboração com a Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como objetivo destacar e divulgar notícias sobre estudos afro-latino-americanos na academia, ativismo, governo e organizações internacionais.

“Muito orgulhoso do reconhecimento da nossa atuação, sobretudo deste projeto cujo tema é tão caro para nós população negra, visto que trata sobre uma política de reparação a grupos minorizados. No Poder Legislativo, por exemplo, consegui implementar através de projeto aprovado em 2019, a reserva de 30% de vagas para negros e negras para preenchimento de cargos”, citou. “É um feito importante não somente para o mandato, mas também para a primeira Casa Legislativa do Brasil”, completou.

O parlamentar fez parte do grupo de trabalho que instituiu a política de cotas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), sendo também um dos primeiros a debater a questão racial no estado. Em 1991, fundou o Instituto Cultural Steve Biko, entidade que leva o nome do ativista sul-africano criador do Movimento de Consciência Negra, e que há três décadas prepara, através de curso pré-vestibular, jovens e adultos periféricos para o ingresso em universidades. Pela “Biko” – como é carinhosamente chamada -, passaram mais de cinco mil pessoas.

Fonte e Foto: ASCOM Vereador Sílvio Humberto

Related posts

Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo

Fulvio Bahia

Éden rebate ACM Neto: “Não aceita o resultado das urnas e, frustrado, parece torcer contra a Bahia”

Fulvio Bahia

Ireuda Silva faz balanço de ações e detalha avanços na luta pela regulamentação da profissão de trancista

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais