BrasilEsporte

Skate: Seleção Brasileira de Park treina na Argentina na pista do próximo evento classificatório para Paris 2024

Além de contar pontos nas classificatórias para Paris 2024, o Pro Tour em San Juan também será decisivo para a definição dos nomes que irão para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu, entre os dias 24 de abril e 1º de maio, mais uma semana de treinos com a Seleção Brasileira de Park. Os trabalhos foram realizados em San Juan (ARG), na pista em que acontecerá o próximo evento Pro Tour da modalidade (21 e 28 de maio) nas classificatórias para Paris 2024.

No Park masculino, participaram dos trabalhos os skatistas Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Barros e Pedro Quintas. Além dos nomes da Seleção Principal, Andre Mariano e Kalani Konig também estiveram presentes. Luiz Francisco (Seleção Principal) segue se recuperando de uma lesão e não participou dos trabalhos. Pedro Carvalho, nome anunciado para a Seleção em 2023, também se recupera de lesão e por isso não esteve na Argentina.

“Foi extremamente importante a Seleção Brasileira estar apoiando e ajudando a gente a vir fazer esse treino em San Juan. Dessa maneira nos tranquiliza bastante. A pressão psicológica reduz e nós podemos treinar com mais tranquilidade. Diminui completamente o risco de lesão e evita muito estresse. Isso já vai adiantar muito o nosso resultado nessa etapa agora da Argentina”, destaca Augusto Akio.

No feminino, Dora Varella, Fernanda Tonissi, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Sofia Godoy e Yndiara Asp estiveram na Argentina, além de Victoria Bassi e Erica Leguizamon, que já integraram a Seleção Brasileira.

“A gente estava com toda a comissão, os treinadores, fisioterapeuta, videomaker. Tudo para nos dar o máximo de suporte possível para a gente conseguir treinar e estar com o skate no pé, com a linha pronta para chegar na hora do campeonato e dar nosso melhor”, completa Yndiara Asp.

O grupo contou com o suporte do consultor técnico Edgard Pereira Vovô, do auxiliar técnico Miguel Catarina, do observador técnico Julio Detefon e do fisioterapeuta Alison Paz.

“É super importante a gente chegar um pouco antes para reconhecer o espaço, a galera andar na pista que vai competir. Então a importância desse momento é realmente poder ter essa experiência. Com isso com certeza os skatistas vão chegar para a competição muito mais confiantes”, destaca Edgard Pereira Vovô, consultor técnico da Seleção Brasileira de Park.

“Foi muito importante a gente estar com todo o time. Todo mundo conseguiu andar bem. A gente viu uma evolução muito grande dos atletas e temos certeza que tudo isso vai fazer diferença no dia da competição. Todos já estão com uma estratégia montada. A gente treinou bastante e acho que a perspectiva é muito boa em cima de todos os atletas, que vêm numa evolução muito grande e a gente tem muito orgulho de estar participando disso”, comenta Miguel Catarina, auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Park.

“Para se adaptar com o clima, o tipo de vento, as questões climáticas, como que o corpo se adapta a essas condições. Alguns estão em uma fase do treinamento físico. Então puderam dar continuidade aqui com a estrutura que a gente tinha. Foi fundamental acompanhar eles, algum desgaste maior. A gente já procurou trabalhar essa parte de recovery também. É muito importante a presença de toda a comissão técnica, discutindo, individualizando, podendo ter reuniões com os atletas para projetar um melhor campeonato”, completa Alison Paz, fisioterapeuta da Seleção. 

Além de contar pontos nas classificatórias para Paris 2024, o Pro Tour em San Juan também será decisivo para a definição dos nomes que irão para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, entre os dias 21 e 22 de outubro. Já que os melhores brasileiros (1 vaga no masculino e 1 vaga no feminino) do ranking olímpico de Park em 5 de julho estarão garantidos na competição – o Pro Tour na Argentina será o último evento do Park até essa data.

No Street, Pâmela Rosa e Lucas Rabelo garantiram, automaticamente, suas vagas para o Pan-Americano ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021. Além deles, os melhores brasileiros (1 vaga no masculino e 1 vaga no feminino) do ranking olímpico de Street em 5 de julho também estarão classificados – até essa data o Street ainda terá a realização do Pro Tour de Roma (18 a 25 de junho).

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 será dividida em duas fases.

Até aqui, a primeira fase contou com três eventos: Pro Tour de Street – Roma-ITA (26/06 a 03/07/2022); Mundial de Street – Sharjah-EAU (29/01 a 05/02/2023); e Mundial de Park – Sharjah-EAU (05/02 a 12/02/2023).

Além deles, a World Skate também confirmou os seguintes eventos:

Pro Tour de Park – San Juan-ARG (21 a 28/05/2023);

Pro Tour de Street – Roma-ITA (18/06 a 25/06/2023);

Pro Tour de Street – Lausanne-SUI (10/09 a 17/09/2023);

Mundial ou Pro Tour de Park* – Roma-ITA (01/10 a 08/10/2023);
A World Skate ainda não confirmou se o evento será Mundial ou Pro Tour.

Pro Tour de Park – Sharjah-EAU (07/01 a 14/01/2024);

Pro Tour de Street – Sharjah-EAU (14/01 a 21/01/2024).

Os dois eventos de janeiro de 2024 em Sharjah (EAU) fecham a primeira fase da janela classificatória. Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade, em cada categoria, avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

Fonte: ASCOM CBSk

Related posts

Inmet emite alerta laranja de baixa umidade para 16 estados e o DF

Fulvio Bahia

Bahia registra mais de 31 mil mortes por infarto em 5 anos; exame de imagem auxilia no diagnóstico e tratamento precoce

Fulvio Bahia

O investimento no esporte cresceu em Luís Eduardo Magalhães

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais