Saúde

Sociedade Brasileira de Gastro na Bahia premia residentes com trabalho de destaque na área

Nesta semana em que se comemora o Dia do Médico, a Sociedade Brasileira de Gastroenterologia – Secção Bahia promoveu, na sede da Associação Baiana de Medicina, um concurso com residentes de hospitais públicos e privados. O IV Prêmio Jovem Gastro Bahia selecionou três finalistas que preparam um caso, acompanharam junto com o staff, justificaram o racional para a investigação e fizeram o uso de exames até a conclusão diagnóstica e tratamento.

Os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por três médicas especialistas em gastroenterologia: Liliana Mendes, Ana Luísa Guedes e Conceição Galvão.

Primeira colocada, a médica residente em gastro, Isadora Almeida, parabenizou a iniciativa e disse que ela é importante para iniciar o engajamento de quem está chegando na especialidade. O caso apresentado por ela é de uma paciente que possuía uma doença inflamatória intestinal e apresentou complicações pós-cirúrgicas, que no final resultou na síndrome do intestino curto, que não é tão comum. “Caso não tivéssemos identificado e tratado o problema, poderia haver um desfecho muito ruim”, avaliou.

As outras residentes que apresentaram trabalho foram Isadora Reis, do Hospital Geral Roberto Santos e Karyne Oliveira, do Hospital das Clínicas.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia – Secção Bahia, Lourianne Cavalcante, o evento foi um sucesso, com 120 participantes e trabalhos de alto nível. “Foram projetos de grande complexidade, tanto na preparação e na discussão desenvolvidas pelos residentes que demonstraram um grande embasamento científico. Foi uma banca formada por professores de enorme gabarito que avaliaram as dificuldades de condução e o desenvolvimento das atividades, todas com grande êxito”, disse.

A professora doutora, Liliana Mendes, da Federação Brasileira de Gastroenterologia, esta satisfeita com o nível dos estudos apresentados e os classificou como relevantes para a gastrenterologia brasileira e mundial.
 
Inteligência artificial e ciência

A atividade comemorativa ao Dia do Médico foi aberta com a palestra do neurocientista Leandro Mattos. Ele abordou a Inteligência Artificial na área da Saúde e falou sobre seus benefícios e riscos. Referência internacional no assunto, Mattos disse que o mundo vive uma fase de discussão deste tipo de dispositivo. “Essa tecnologia já estava embarcada e hoje a Inteligência Artificial está no cotidiano da sociedade. A velocidade das mudanças é muito intensa. E ela trará dificuldades para alguns e oportunidades para outros”, disse.

Ele explica que as neurociências já estão sendo impactadas por ferramentas como pulseiras inteligentes,  rastreadores oculares que geram o fenótipo digital, dados vindos de reações fisiológicas que geram um conhecimento sobre a pessoa e isso pode ser interpretado.

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa – Gabriel Carvalho

Related posts

Jordávio Ramos quer aumentar centros para pessoas com autismo na Bahia: ‘Só temos um em funcionamento’

Fulvio Bahia

Lei integra bases de dados para inserir autistas no mercado de trabalho

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Semana do Bebê tem início neste domingo (20) com Encontro Inter Religioso e segue até o dia 25 com diversas atividades

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais