ArteCulturaLazerTeatro

Sônia Mota celebra seus 76 anos em Salvador

Com oficina performance, lançamento de livro e videoaula,  projeto realizado com apoio do Programa Funarte Retomada chega a Salvador com apoio do Faculdade de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA

A bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística Sônia Mota, em circulação pelo país com o projeto “Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte”, que celebra seus 76 anos de vida, dentre os quais 68 dedicados à arte e à dança, estará, entre os dias 28 e 30 de agosto, na capital baiana ministrando oficinas, apresentando performance e lançando livro com sessão de autógrafos e projeção de videoaula. Tudo isso acontece na Escola de Dança da UFBA – Universidade Federal da Bahia.

As ações começam com a oficina “A Arte da Presença”, para 40 participantes em cada turma, três no dia 28 (quarta), nos horários das 8h às 10h, das 10h às 12h e das 15h às 17h; e uma no dia 29 (quinta), das 19h às 21h. “A Arte da Presença” é uma proposta desenvolvida por Sônia Mota a partir de questionamentos pessoais referentes a algumas posturas das técnicas clássica e moderna da dança, conjugados com ideias e conceitos de Alexander Lowen, Ida Rolf, Tarthang Tulku, Al Chung-liang Huang, Fritjot Capra e Ken Dichtwald. A técnica ainda passeia por dicas amorosas de amigos, da sua empatia pela filosofia Zen e do seu profundo desejo de integrar corpo, mente e espírito no ato de dançar. Aberta a estudantes, profissionais e ao público interessado na arte do movimento, as inscrições serão recebidas no link:

https://www.sympla.com.br/evento/oficina-a-arte-da-presenca-com-sonia-mota-na-ufba/2570760?referrer=linktr.ee

Dia 30 (sexta), às 19h, Sônia Mota ocupa Teatro Experimental da mesma UFBA, para apresentar o solo inédito “Sem Fim” e, na sequência, lançar o livro “Arte da Presença / Presença na Arte”, que compila o processo de criação de seu método em dança e sua biografia como bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística.

Coreografado e dirigido pela portuguesa Carla Jordão, “Sem fim” revisita, de forma suave e gentil, o caminho percorrido pela artista, que foi uma das pioneiras da dança contemporânea e independente de São Paulo, experenciada no emblemático Teatro Galpão, entre os anos de 1974 e 1981, integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e, atualmente, entre aulas e oficinas, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.

A maneira de me expressar dançando está se mostrando agora mais calma e serena; a tendência de me mexer, sempre muito rapidamente, ralentou-se como minha alma, que vem se apaziguando e tornando minha dança mais íntima e essencial“, avalia Sônia Mota, que acredita que “assim se complementam e se renovam os ciclos da vida”.

Após a performance, com 45 minutos de duração, Mota lança “Arte da Presença/Presença na Arte”, escrito nos últimos 23 anos e que compila, em dois livros reunidos num único volume, a biografia de uma vida toda dedicada à arte e à dança, e a construção do seu método, que não se preocupa em criar uma nova linguagem, mas em transformar, restaurar, readaptar e reorganizar os códigos clássicos e modernos da dança, para acentuar a maneira individual de dançar de cada bailarino. Sônia Mota, que assina concepção, pesquisa, escrita e organização do livro, contou com a assessoria de Gabriel Küster e Letícia Tadros na construção do método Arte da Presença, e de José Rubens Siqueira na escrita. Siqueira também assina o prefácio e Érico Peretta a capa e o projeto gráfico.

O livro traz a dança como necessidade, percurso de vida e possibilidade de novas delicadezas e, tomara, sirva de legado para as próximas gerações”, almeja a artista-escritora.

Durante a sessão de autógrafos, será projetado em looping o vídeo “Arte da Presença”, gravado pelo videoartista Osmar Zampieri. Desafiando a efemeridade da dança, que se dissolve praticamente no mesmo instante da sua manifestação, Zampieri fez o registro dessa aula realizada em 2022, no Estúdio Oito Nova Dança, da parceira de longa data Lu Favoreto, para que não ficasse apenas na memória físico/corporal dos 22 participantes. O vídeo tem audiodescrição de AD Adamy.

Realizado com apoio do Programa Funarte Retomada/Dança, de Salvador, o projeto “Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte” segue em itinerância para Belo Horizonte (MG).

Serviço

“Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte” – projeto em comemoração aos 76 anos da artista da Dança, Sonia Mota.
Quando: de 28 a 30/8
Onde: Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA
Campos Federação / Ondina – Portaria Principal
Av. Milton Santos, s/nº – Ondina
Dia 28/8 (quarta-feira), das 8h às 10h; das 10h às 12h; das 15h às 17h
Dia 29/8 (quinta-feira), das 19h às 21h
Oficina A Arte da Presença, com Sônia Mota
Inscrições: no link https://www.sympla.com.br/evento/oficina-a-arte-da-presenca-com-sonia-mota-na-ufba/2570760?referrer=linktr.ee
Público alvo: estudantes, profissionais e público interessado na arte do movimento
Vagas: 40 por turma, priorizando pessoas matriculadas na UFBA

Dia 30/8 (sexta-feira), 19h
Solo “Sem fim“, lançamento / sessão de autógrafos do livro “Arte da Presença / Presença na Arte“, videoprojeção da aula master “A Arte da Presença”
Teatro Experimental
Ingressos: Gratuitos – retirada com uma hora de antecedência

Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
Foto: Silvia Machado

Related posts

ABL lança, no Rio, avatar de Machado de Assis

Fulvio Bahia

Iara Cruz é a nova Diretora de Cultura da ABI

Fulvio Bahia

Oxe, é Jazz de julho se encerra com destaque para as mulheres baianas da cena musical

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais