CulturaLiteraturaSalvador

Studio Palma marca presença na ArtRio com agenda de lançamentos e conversas

A ArtRio é o maior evento de arte da América Latina e reúne curadores e expositores de diferentes países e estados brasileiros. A Bahia terá a presença do Studio Palma, no catálogo editorial, em parceria com a Casa Philos, com lançamentos e mesas de conversas

Entre os dias 25 e 29 de setembro acontece um dos mais relevantes eventos culturais da América Latina, a ArtRio.
Juntamente com a rPhilos, o Studio Palma e alguns de seus agenciados lançam no dia 26 de setembro três livros. Curadoria Literária, de Ester Figueiredo, que é sócia-diretora do Studio Palma; Riscados Áridos da Infância, de Evandro Teixeira e Rio, o Ori, da escritora Valesca Lins. Publicado em 2023, o livro Rio, o Ori traz reflexões de histórias a partir de olhares e vivências de quem foi oprimido como minoria. O lançamento coletivo acontece às 15h no Pavilhão do Mar.

Ainda no dia 26, Ester integra dois momentos singulares no evento. Às 17h, a co-fundadora do Studio Palma apresenta a exibição do Manto da História – Fios Literários, escrito por Glicéria Tupinambá e Itamar Vieira Jr, vencedor do prêmio Jabuti de 2024. Às 18h, a curadora literária participa da mesa Narrativas em Processo – Curadorias, Enlaces e Releituras, que promete um bate papo com a escritora Bia Rodrigues e o artista Jorge Pereira. Os dois momentos acontecem na Casa Artistas Latinas.

A participação do Studio Palma em um evento predominante de Artes Plásticas, com exposição de galeristas e artistas de distintos acervos, alarga as interpretações da literatura com outras linguagens e inaugura o catálogo de livros de arte sob curadoria do Studio.

Quem é Ester Figueiredo?
Ester Figueiredo é curadora, idealizadora e mobilizadora da rede colaborativa de curadoria literária e sócia-fundadora do Studio Palma. Possui doutorado e pós-doutorado, professora em cursos de graduação e pós-graduação. É escritora e curadora da Feira Literária de Mucugê (Fligê), da Feira Literária de Canudos (Flican) e da Festa Literária de Vitória da Conquista (FliConquista). Também, foi curadora de expografias, relacionadas a presença indígena na literatura, o retorno do manto Tupinambá ( 2022/2023) e projetos expográficos relacionados a obra de escritores baianos. Possui em seu currículo acadêmico inúmeras publicações para os letramentos literários, livros, artigos publicados, direcionando a experiência acadêmica e de curadoria para a consultoria no campo da literatura e educação, agenciamento de autores, avaliação e preparação de obras para publicação.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Barreiras: Secretaria de Assistência Social e Trabalho realiza ação de alerta e combate ao trabalho infantil

Fulvio Bahia

Neste domingo (28) tem espetáculo ‘A Casa Encantada’ no Teatro Vila Velha, na capital baiana

Fulvio Bahia

Trilhos da leitura: BiblioMetrô Itinerante ganha edição especial na Estação Brotas de Metrô

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais