BahiaCapacitaçãoGoverno do Estado

SUAS Bahia Mais Rural avança com capacitação promovida pela Seades

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizou nesta terça-feira (25), no teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, orientação técnica e assessoramento sobre o Questionário de Implantação do SUAS Bahia Mais Rural, direcionada para municípios com maior percentual de pessoas que residem nas comunidades da zona rural.

A atividade reuniu técnicos de referência do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e técnicos da gestão do SUAS, de 114 municípios baianos, que foram contemplados com o SUAS Bahia Mais Rural.

Estiveram presentes a superintendente de Assistência Social, Leísa Sousa, o gestor do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), Lucas Duarte, o coordenador da Proteção Social Básica, Jadson Levi, a técnica de referência do PAIF, Rosa Nonato, e a gerente de extensão da UNEB, Rosana Rodrigues. A ação contou com a apresentação musical do samba de roda Vida e Tradição, do Recôncavo baiano.

Sobre o Bahia Mais Rural

A iniciativa do Governo do Estado, relacionada ao programa Acelera SUAS, prevê o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), das ações de proteção aos públicos mais vulneráveis e o fortalecimento do cofinanciamento nesta área, cuja previsão de investimento em 2023 está na ordem de R$ 3,1 milhões.

O objetivo do SUAS Bahia Mais Rural é ampliar a cobertura da oferta de Proteção Social através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) na zona rural, priorizando o atendimento às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O Programa atua junto a famílias inscritas no CadÚnico, da agricultura familiar e integrantes de comunidades e povos tradicionais, a exemplo de quilombolas.

A superintendente de Assistência Social da Seades, Leísa Sousa, explica que o repasse financeiro possibilita o deslocamento dos serviços da proteção social básica, fornecidos nos CRAS dos municípios, até as localidades. “Como as comunidades rurais são distantes das sedes, com dificuldade de acesso, a iniciativa contribui para que as pessoas possam ser atendidas pelos benefícios dos programas e projetos, ampliando a capacidade de proteção da política de Assistência Social e garantindo o acesso a bens, serviços e direitos da população em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou.

De acordo com o coordenador da Vigilância Socioassistencial do município de Casa Nova, Misael Neto, o objetivo é conseguir alcançar as famílias dentro do município com dificuldade de acesso. “Precisamos levar o SUAS até as comunidades mais isoladas, que muitas vezes não estão inscritas no Cadastro Único. O programa vem para potencializar a proteção social básica e alcançar as famílias, garantindo que elas sejam beneficiadas”, explicou.

Para a técnica de gestão do SUAS de Nilo Peçanha, Nívea Barros, as ações farão a diferença na gestão das políticas socioassistenciais no município. “O programa veio dar um plus no trabalho com as comunidades rurais. O recurso ajudou muito a levar os serviços dos CRAS para as pessoas nas comunidades mais distantes. Vamos potencializar ainda mais nossas ações em todo o território”, pontuou.

Fonte: SECOM GOVBA
Fotos: Fúlvio Oliveira/Ascom Seades

Related posts

Ireuda Silva faz balanço de ações e detalha avanços na luta pela regulamentação da profissão de trancista

Fulvio Bahia

Parceria entre Prefeitura e UFBA leva programa Maior Cuidado a pessoas idosas em Salvador

Fulvio Bahia

Prefeitura lança capacitação para 1 mil microempreendedores em Salvador pelo Treinar para Empregar

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais