ArteCulturaDançaMúsicaPovos Quilombolas

Subúrbio de Salvador celebra cultura afro-indígena e ancestralidade no VI Encontro de Samba de Roda de Tubarão

O Subúrbio Ferroviário de Salvador será palco do VI Encontro de Samba de Roda de Tubarão no dia 14 de julho. O evento, único em Salvador dedicado à cultura do Samba de Roda, reúne comunidade, artistas, grupos convidados e turistas para uma imersão na cultura afro-indígena da Bahia.

O encontro contará com apresentações de renomados grupos de samba de roda como Samba Suerdieck de Dona Dalva de Cachoeira, Samba de Mestra Aurinda do Prato e Samba Voa Voa Maria de Itaparica, Matriarcas do Samba do Quilombo Alto do Tororó, Grupo Mãos no Couro e o anfitrião Samba de Roda de Tubarão.

Além das performances, o evento terá a Feira das Matriarcas, onde mulheres da comunidade de Tubarão oferecerão artesanato, gastronomia e produtos típicos, contribuindo para a economia local.

O Samba de Roda do Recôncavo Baiano, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, será o foco principal do evento. Há sete anos, o QUIAL Tubarão e sua idealizadora, Natureza França, organizam este encontro para promover e preservar essa manifestação cultural tão significativa.

Sobre a Associação Cultural QUIAL Tubarão:

A Associação Cultural Quilombo Aldeia Tubarão – QUIAL Tubarão é uma organização de direito privado sem fins lucrativos que promove arte, educação e cultura, através de experiências e projetos que celebram as pessoas e identidades do território de Tubarão e do Subúrbio Ferroviário de Salvador, tendo como referências principais as culturas negras e indígenas. A instituição surge a partir das ausências vivenciadas e das potências produtivas e espírito criativo do território suburbano, fomentando o protagonismo de crianças, jovens e mulheres, através da promoção, manutenção, preservação e salvaguarda das memórias e expressões culturais do Subúrbio.

Samba de Roda

“Mestra Ana Olga me disse que o samba de roda é uma roda só. Então vem pra roda comigo porque a missão, ela é muito maior.”

O Samba de Roda, com suas raízes profundas no Recôncavo Baiano, é mais que uma dança; é um rito de aprendizado e comunhão. Os participantes aprendem observando o grupo, absorvendo cada movimento e cada batida do tambor, e entrando na roda com as tradicionais umbigadas. Quando o canto ressoa é a ancestralidade que se manifesta, trazendo consigo a força e a memória de gerações.

Serviço:
Evento: VI Encontro de Samba de Roda de Tubarão
Data: 14 de julho, a partir das 10h
Local: Quadra comunitária de Tubarão, Paripe. Rua Ray Charles, s/n
Doações: quilomboaldeiatubarao@gmail.com (Pix) e Abacashi (https://abacashi.com/p/encontrodesambaderodadetubarao )

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Fuzuê e Furdunço alteram transporte na Barra e Ondina neste final de semana

admin

Projeto Meu Recôncavo destaca a valorização dos povos tradicionais

Fulvio Bahia

Comissão de Cultura da CMS discute situação de teatros e ausência de casas de espetáculos na capital

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais