EsporteGoverno do Estado

Sudesb promove capacitação sobre inclusão de PCD com presença de gestores nacionais do esporte paralímpico

A programação do 8º ciclo também terá a intervenção artística da banda Batuque de Surdos, organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos da Bahia (Apada).

O 8º encontro da capacitação Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) por meio do Esporte e Lazer que acontece nesta segunda-feira (3), terá um reforço especial com a discussão de temas feita por quem planeja e executa as políticas públicas do paradesporto nacional. Gestores do Ministério do Esporte, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) participam da programação, com uma turma pela manhã, entre 9h e 11h30, e outra pela tarde, das 14 às 17h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Estrada da Muriçoca, no bairro de São Marcos, em Salvador.

Estarão presentes o secretário nacional de Paradesporto (SNPAR) do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, que irá falar sobre “O esporte voltou” e a importância dele como inclusão social da pessoa com deficiência. Também participam Edison Duarte, representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, membro do conselho gestor da Academia Paralímpica Brasileira e professor titular da Unicamp, que abordará ações para a inclusão do público PCD e João Batista Carvalho e Silva, que irá apresentar o trabalho realizado pelo CBCP.

A programação do 8º ciclo também terá a intervenção artística da banda Batuque de Surdos, organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos da Bahia (Apada).

Inclusão

O ciclo de capacitação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre a importância da inclusão psicossocial e da acessibilidade do público PCD em atividades esportivas e recreativas promovidas ou apoiadas pelo Governo do Estado. Com encontros e discussão de temas diferentes a cada 15 dias, o ciclo de debates teve início em março e será finalizado no dia 31 de julho.

A responsável pelo Núcleo do Paradesporto da Sudesb e organizadora da capacitação, a ex-atleta Nayara Falcão comemora a realização da atividade. “Estarão conosco algumas das principais autoridades que pensam e realizam as políticas públicas para as pessoas com deficiência no âmbito do esporte e lazer. Esses encontros estão sendo importantes para escutar os próprios envolvidos na promoção da inclusão social com o esporte”, observa.

O público-alvo da ação são os profissionais que atuam no projeto social Natação em Rede, uma parceria da Sudesb com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), além de demais interessados.

A jornada com encontros em formato de conversa busca dar protagonismo ao coletivo PCD e suas diversidades sociais, por meio da escuta ativa, a fim de tornar possível a adequação da prática esportiva às necessidades de cada sujeito, garantindo autonomia, e do estímulo aos potenciais de cada ser humano, combatendo o capacitismo.

Fonte / Foto: Ascom/Sudesb

Related posts

Vôlei: Duas classificatórias definem os seis times que disputarão a fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes sub-17 feminino

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Atletas são destaque no Open Brasília de Jiu-Jitsu

Fulvio Bahia

Primeira edição dos JUBs em 2024 termina com saldo positivo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais