A programação do 8º ciclo também terá a intervenção artística da banda Batuque de Surdos, organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos da Bahia (Apada).
O 8º encontro da capacitação Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) por meio do Esporte e Lazer que acontece nesta segunda-feira (3), terá um reforço especial com a discussão de temas feita por quem planeja e executa as políticas públicas do paradesporto nacional. Gestores do Ministério do Esporte, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) participam da programação, com uma turma pela manhã, entre 9h e 11h30, e outra pela tarde, das 14 às 17h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Estrada da Muriçoca, no bairro de São Marcos, em Salvador.
Estarão presentes o secretário nacional de Paradesporto (SNPAR) do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, que irá falar sobre “O esporte voltou” e a importância dele como inclusão social da pessoa com deficiência. Também participam Edison Duarte, representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, membro do conselho gestor da Academia Paralímpica Brasileira e professor titular da Unicamp, que abordará ações para a inclusão do público PCD e João Batista Carvalho e Silva, que irá apresentar o trabalho realizado pelo CBCP.
A programação do 8º ciclo também terá a intervenção artística da banda Batuque de Surdos, organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos da Bahia (Apada).
Inclusão
O ciclo de capacitação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre a importância da inclusão psicossocial e da acessibilidade do público PCD em atividades esportivas e recreativas promovidas ou apoiadas pelo Governo do Estado. Com encontros e discussão de temas diferentes a cada 15 dias, o ciclo de debates teve início em março e será finalizado no dia 31 de julho.
A responsável pelo Núcleo do Paradesporto da Sudesb e organizadora da capacitação, a ex-atleta Nayara Falcão comemora a realização da atividade. “Estarão conosco algumas das principais autoridades que pensam e realizam as políticas públicas para as pessoas com deficiência no âmbito do esporte e lazer. Esses encontros estão sendo importantes para escutar os próprios envolvidos na promoção da inclusão social com o esporte”, observa.
O público-alvo da ação são os profissionais que atuam no projeto social Natação em Rede, uma parceria da Sudesb com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), além de demais interessados.
A jornada com encontros em formato de conversa busca dar protagonismo ao coletivo PCD e suas diversidades sociais, por meio da escuta ativa, a fim de tornar possível a adequação da prática esportiva às necessidades de cada sujeito, garantindo autonomia, e do estímulo aos potenciais de cada ser humano, combatendo o capacitismo.
Fonte / Foto: Ascom/Sudesb