No Dia dos Garis e Margaridas, celebrado neste 16 de maio, o ex-vereador Luiz Carlos Suíca (PT) volta a fortalecer a importância da aprovação do Projeto de Lei 4146/2020 e destaca a força da categoria para a preservação ambiental e geração de saúde das cidades do país. Nesta sexta-feira, Suíca disse que “a invisibilidade dos garis e margaridas é um dos pontos que precisa ser trabalhado na sociedade e que a regulamentação da profissão ajudará nesta questão”. Ele ainda fala que sem os profissionais de limpeza urbana, as cidades brasileiras não teriam as mesmas características para moradores e visitantes.
“Primeiro que são os garis e margaridas os grandes geradores de saúde das cidades. São quem ajudam a manter a ordem, a limpeza e que evitam a proliferação de doenças. Segundo que temos que reconhecer esses trabalhadores e trabalhadoras como fundamentais, assim como foram na pandemia, atuando na linha de frente do processo contra a covid-19. Terceiro que a sociedade precisa ajudar a cobrar mais ação do Congresso Nacional sobre a aprovação do PL 4146/2020, que é um projeto de lei que regulamenta a profissão dos trabalhadores de limpeza urbana. O projeto estabelece um piso salarial para a categoria entre outros benefícios”, sintetiza Suíca.
Procurada, a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, voltou a comentar que cada profissional tem uma história de vida distinta e que eles precisam de reconhecimento urgente da sociedade e dos poderes públicos. “Eles são homens e mulheres, pais e mães de famílias que merecem todo o respeito. Necessitamos participar do processo que é muito importante não só para a categoria, mas para cidade também, que é a aprovação do PL 4146. Temos um setor forte e firme com os garis e margaridas à frente. E isso deve envolver toda a sociedade brasileira. Não tem condições de um projeto ficar parado por tanto tempo”, completa Ana.
Fonte / Foto: Ascom Suíca