A Bahia tem sido símbolo de fomento ao esporte nacional. Os atletas que nasceram na terra do axé sempre partem à frente nas disputas, sobretudo nas baterias. 20 surfistas baianos, entre 12 e 18 anos, viajaram rumo à Praia do Borete, em Ipojuca, Pernambuco, para a disputa da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf de Base 2025, que acontece desde o último sábado (3), e segue até o próximo domingo (11).
Os atletas baianos foram contemplados com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e disputam com surfistas de outros 14 estados brasileiros pelo título nacional por equipes. Além disso, o torneio serve como a seletiva oficial da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) para a formação da Seleção Brasileira que representará o país no mundial junior da ISA (International Surfing Association).
Os surfistas João Jesus, Maria Eduarda Andrade e Rafael Galeno são apoiados pelo Programa Estadual de Apoio à Prática do Esporte – o Bolsa Esporte – do Governo do Estado, sob gestão da autarquia estadual. Marcelo Barros, presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), agradeceu ao suporte da Sudesb para levar os atletas ao campeonato.
“A Sudesb é uma grande parceira nossa. Sem ela não conseguiríamos levar nossos atletas para competições em outros estados e não conseguiríamos realizar torneios e circuitos de alto nível aqui na Bahia. Sou muito grato ao Governo do Estado por todo fomento que é dado ao esporte”, diz Marcelo.
Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Divulgação FBSurf