ArteCulturaInovaçãoInternacionalMúsicaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTecnologia

SXSW: Salvador disputa participação em evento internacional de tecnologia, arte, inovação e música

O Salvador Capital Afro (SCA), projeto da Prefeitura de Salvador que tem como objetivo posicionar a cidade como polo do afroturismo mundial, está participando de uma votação para participar do South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos mundiais de tecnologia, cinema, música, educação e cultura, que acontecerá em Austin, no Texas (EUA), nos dias 8 a 16 de março de 2024. Para fazer parte da programação do SXSW, o Salvador Capital Afro vai passar por uma avaliação de três etapas, incluindo uma votação popular que segue até o próximo domingo (20), através do link https://panelpicker.sxsw.com/vote/139633.  

O SCA foi inscrito na categoria Inovação Internacional (International Innovation), em tradução livre, na conferência “PanelPicker”, que foi criada pelo SXSW para receber projetos a partir de sugestões da comunidade. A participação do projeto soteropolitano no SXSW colabora para a divulgação de Salvador como um polo de destaque mundial na valorização e manutenção da cultura afrodiaspórica.  

A diretora de Cultura da Secult, Maylla Pita, afirma que a participação do Salvador Capital Afro no SXSW iria colaborar exponencialmente para o mundo ver, na capital baiana, um local de pertencimento da cultura ancestral. Para a gestora, o projeto nasce justamente para dar à primeira capital do Brasil o destaque merecido enquanto polo internacional do afroturismo, com potencial para atrair pessoas de todo o mundo, colocando na centralidade a identidade cultural negra, seus espaços, seus recursos econômicos de sobrevivência, seus modos de fazer, de saber e suas histórias.   

“Então, apresentar o SCA num evento como o SXSW, que tem amplitude e alcance global, colabora para posicionar a nossa cidade enquanto destino na cena internacional de afroturismo, abrindo espaço não só para atração de turistas, mas também para investimentos na economia criativa local”, afirmou Maylla. 

Funcionamento

O SCA funciona por meio de um conjunto de políticas públicas para projetar o Afroturismo, através do fortalecimento e da valorização da cultura negra que pulsa em Salvador. É realizado por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Secult) e Reparação (Semur), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Salvador e com ampla participação de representantes do Afroturismo local.  

O projeto articula iniciativas de promoção (eventos, relações públicas e imprensa) e estruturantes voltadas para o fortalecimento da cultura negra, através das ações AfroBiz Salvador (vitrine virtual e rodadas de negócios para afroempreendedores da economia criativa) AfroEstima (Capacitações e mentoria), Rolê Afro (criação e fortalecimento de roteiros e experiências afrocentradas) e políticas de fortalecimento do ofício das Baianas.  

Para Simone Costa, coordenadora do Núcleo de Ações Turísticas do Prodetur, a presença do Salvador Capital Afro no SXSW é mais uma oportunidade de apresentar o destino em território americano. “Os turistas afroamericanos estão cada vez mais investindo em viagens de reconexão com a ancestralidade e precisamos que Salvador entre no radar como destino protagonista”, declara.   

Evento

O SXSW foi criado em 1987, em Austin, no Texas, e é conglomerado de festivais de música, cinema e de conferências e vem crescendo como espaço de apresentação de ideias, tendências e inovações para negócios em geral.  Com público crescente a cada ano, em 2023, a expectativa é que SXSW receba cerca de 300 mil pessoas de todo o mundo.  

Dentre empresários do setor turístico, tecnológico e artistas, o evento é uma oportunidade estratégica para divulgar Salvador como a capital do afroturismo e mostrar para um público influente toda a potência criativa da população negra da nossa cidade. Caso seja selecionado, o Salvador Capital Afro vai ser representado por Antonio Pita, co-fundador e COO do Diáspora.Black, startup de turismo e cultura negra, presente em 15 países, e Isabel Aquino, especialista em Marketing e Sistemas de Inteligência do Prodetur Salvador.

Fonte e Foto: SECOM PMS | Lucas Moura

Related posts

100 famílias são beneficiadas pelo “Morar Melhor” na Baixa Fria

Fulvio Bahia

‘Tempo de Luta’: TVE exibe série sobre irmandade entre mulheres cis e trans, a partir desta terça (12)

Fulvio Bahia

CAIXA Cultural lança exposição fotográfica em homenagem ao Bicentenário da Independência

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais