ArteCulturaLazer

Teatro gratuito chega à Lauro de Freitas para celebrar a cultura do brincar

Com apoio do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia, o grupo chega à cidade com apresentações e brincadeiras em seu caminhão-palco.

Promover o ato de brincar e interagir com o outro como parte integrante da cultura. Este é o mote do novo espetáculo do Grupo Teatro a Bordo, que estaciona nos dias 25 e 26 de setembro, no estacionamento do Ginásio de Esportes, em Lauro de Freitas, com atividades culturais gratuitas do Projeto “Caixola Brincante”. A ação é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cultura, com o apoio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia.

Além da arte, a sustentabilidade também viaja na bagagem deste grupo, que utiliza energia solar como fonte sustentável para o abastecimento elétrico de seus equipamentos de som e luz, além do próprio palco ser um contêiner reciclado e adaptado. “Ao longo desses quinze anos de existência, sempre procuramos trazer para os espetáculos temas que dialogam com o público: a energia solar traz a mensagem de um mundo mais sustentável e este novo projeto vai mostrar um universo brincante presente em todos os cantos do país, que marcam a infância das nossas crianças de hoje e de ontem”, explica Douglas Zanovelli, coordenador geral e produtor do Grupo Teatro a Bordo.

O público será convidado a celebrar a cultura do brincar, participando ativamente dos cortejos pela cidade e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro “Caixola Brincante”, onde o jogo teatral será propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes. “Neste projeto, o público não será passivo e sim agente transformador daquele encontro, redescobrindo o outro, o seu próprio corpo e sua relação com o mundo. Queremos vivenciar na praça corações pulsantes e movimentos brincantes!”, complementa Talita Berthi, idealizadora e produtora do projeto.

O gerente de Comunicação, Ouvidora e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia, Rodrigo Rainer, destaca a parceria da concessionária com ações voltadas para a promoção da educação e cultura no estado. “Ao apoiar este projeto, buscamos contribuir no fomento e divulgação de atividades artísticas e culturais na Bahia, facilitando o acesso de todos. Vamos continuar promovendo ações que reforcem o nosso compromisso na valorização e promoção da cultura”, destaca.

O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com apoio da CCR Metrô Bahia e apoio local da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Serviço

O quê: Projeto “Caixola Brincante”

Quando: 25 e 26 de setembro

Onde: Estacionamento do Ginásio de Esportes (Rua Euvaldo Leite, s/n, Centro – Lauro de Freitas/BA)

Quanto: Gratuito

Mais informações podem ser obtidas no site www.teatroabordo.com.br ou no perfil do Instagram do Grupo Teatro a Bordo (@teatroabordo)

Confira a programação:

25 de setembro (segunda-feira)

9h – Cortejo de Chegança dos Artista nas escolas

13h30 às 15h – Oficina de Criação de Bonecos “FITA, PAPEL, BONECOS” (na Escola Municipal de Cadetes Euzébia Brito – atividade para o público escolar)

16h às 17h – Atividades interativas “Brincar em todo lugar”, com brincadeiras de rua

26 de setembro (terça-feira)

14h às 14h30 – Apresentação com artistas locais “Aquecimento das Caixolas”

14h30 às 15h30 – Teatro “Caixola Brincante”

15h30 às 16h30 – Atividades interativas “Brincar em todo lugar”, com brincadeiras cantadas

Fonte: DARANA RP
Foto: Sandro Lopes

Related posts

FLIPELÔ anuncia data de realização em 2024

Fulvio Bahia

‘Cidadão de bem’ e ‘linguagem neutra’: dicionário explica origem de expressões do debate político atual

Fulvio Bahia

OSUFBA apresenta o “Concerto das Crianças”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais