ArteCapacitaçãoCulturaTeatro

Teatro Vila Velha abre inscrições para novo projeto da universidade LIVRE

A seleção acontece nos dias 09 ,10 e 11 de maio, das 18h as 21h, e vai selecionar participantes para o Experimento sobre Identidades Afro-brasileiras no Teatro

O Teatro Vila Velha está com inscrições abertas para o novo projeto da universidade LIVRE: Experimento sobre Identidades Afro-brasileiras.

A seletiva acontece nos dias 09, 10 e 11 de maio, das 18h as 21h, no próprio teatro. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla e são destinadas a atores, atrizes, estudantes de teatro ou pessoas maiores de 18 anos com alguma experiência cênica. A seleção contará com a participação de Marcio Meirelles, Chica Carelli, Negrizu Santos, Claudia Manzo, Bira Monteiro e integrantes da universidade LIVRE.

Durante a seletiva serão feitas atividades de corpo, voz, ritmos e teatro, onde serão avaliados: aptidão, conteúdo, interação, pontualidade e empenho. Sobre o Experimento O Experimento sobre Identidades Afro-brasileiras no Teatro será realizado entre maio e novembro de 2023, com encontros semanais às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 21h. No decorrer dos meses, os participantes selecionados terão contato com técnicas do palco, gestão, produção, memória e comunicação.

Para participar do Experimento, os selecionados deverão investir o valor mensal de R$400,00 (quatrocentos reais) equivalente aos custos com colaboradores, manutenção do espaço, figurinos e cenários. O valor da inscrição será abatido na primeira mensalidade, caso o candidato seja selecionado.

Durante as atividades, serão observados os protocolos de prevenção ao COVID-19 determinados pelo município de Salvador e estado da Bahia. Atualmente, o uso de máscara não é obrigatório, mas é necessário a apresentação do cartão de vacina para entrar nas dependências do teatro com o mínimo de 3 (três) doses. É importante lembrar que o Teatro Vila Velha não responde pelo estacionamento no Passeio Público.

O Teatro Vila Velha é uma das casas de cultura mais tradicionais do Brasil. Inaugurado em 1964, início do golpe militar, onde a Companhia Teatro dos Novos, símbolo de resistência à ditadura e abertura ao novo, reside. O Vila foi palco de um dos mais importantes atores negros do século XX, Mário Gusmão, que deixou seu legado em mais de 20 espetáculos feitos na casa, consagrando-se no cenário baiano e nacional. O Vila também foi berço do ator Lázaro Ramos, dentre outros artistas do Bando de Teatro Olodum, assim como, acolheu diversos grupos residentes com esta vertente, a exemplo do NATA – Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas. 10 anos de universidade LIVRE do teatro vila velha Criada em 2013 pela Companhia Teatro dos Novos, a universidade LIVRE é o programa de formação do Teatro Vila Velha, com métodos próprios e caráter profissionalizante.

O programa da universidade LIVRE tem a duração de 3 anos e é reconhecido pelo sindicato dos artistas, o que habilita à formalização profissional. Ao longo do programa, os participantes vivenciam processos de criação e experimentos com orientação de colaboradores nacionais e internacionais de diversas áreas como dramaturgia, interpretação, dança, canto, música, percussão, improvisação, entre outras. Além disso, os LIVRES atuam nas montagens do Teatro dos Novos, tendo também experiências e formação em outras áreas essenciais para um artista, como cenografia, figurino, maquiagem, som, vídeo, gestão, produção, comunicação, transmissão online de espetáculos, entre outras.

“A universidade LIVRE tem o princípio de formar artistas empreendedores, com autonomia para criar, produzir e gerir seus projetos”, afirma Chica Carelli, coordenadora da LIVRE. Em comemoração aos 10 anos de universidade LIVRE do teatro vila velha, inicia-se agora, o seu primeiro projeto de extensão, onde os integrantes e novos selecionados participarão de um experimento de investigação acerca das Identidades Afro-brasileiras no Teatro.

Sempre vanguardista em suas produções, a LIVRE segue se reinventando em seus projetos e estudos. Desta vez, buscando o sentido do “Sankofa”, da língua axante – (Sanko = voltar; fa = buscar, trazer) – como dito no provérbio Akan: “se wo were fi na wosan kofa a yenki” que pode ser traduzido por “não é tabu voltar atrás e buscar o que esqueceu”. A LIVRE se propõe a celebrar seus 10 anos de existência investigando as questões identitárias – que têm definido posicionamentos, discursos e narrativas nesta fase do capitalismo – para que as histórias, as teatralidades, as performances e as formas já construídas por um “teatro negro”, sobretudo no palco do Vila, sejam referências para reflexão e recriação visando a possibilidade de um presente e um futuro possíveis de serem representados pelo teatro. E, com isso, a universidade LIVRE do Teatro Vila Velha possa se reinventar.

SERVIÇO
O QUE: Seleção para o novo projeto da universidade LIVRE do teatro vila velha: Experimento sobre Identidades Afro-brasileiras no Teatro.
QUANDO: 9, 10 e 11 de Maio, das 18h as 21h.
ONDE: Teatro Vila Velha (Passeio Público – Av. Sete de Setembro, Campo Grande).
INSCRIÇÕES: Sympla do Teatro Vila Velha (acesse aqui)
INVESTIMENTO: R$100,00 (este valor será abatido da mensalidade, caso o participante seja selecionado).

Fonte / Imagem: ASCOM Teatro Vila Velha

Related posts

Associação Cultural QUIAL Tubarão lança campanha de captação de recursos para realização de Encontro de Samba de Roda no Subúrbio

Fulvio Bahia

Escritora Elizza Barreto lança livro Ballet Das Folhas no sábado (20)

Fulvio Bahia

Seletiva da Beleza Negra acontece nesta terça-feira (26)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais